Diante desse cenário, é notório que a negligência governamental amplia a problemática, uma vez que não são disponibilizadas formas de inclusão dessa comunidade na sociedade. O filósofo Thomas Hobbes afirma que é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Entretanto, não é o que ocorre no Brasil, pois existem diversos desafios, como a falta de ambientes que promovam interações sociais, o que dificulta que haja o sentimento de bem-estar. Além disso, como a velhice é um momento em que o ser humano encontra-se mais instável e emocionalmente frágil, a falta de ambientes inclusivos e acolhedores torna os idosos propensos ao desenvolvimento de doenças, como a depressão. Logo, é inaceitável que o governo permaneça omisso.
Ademais, às lacunas educacionais geram diversos obstáculos, como a falta de paciência por parte da juventude para ouvir e cuidar dos mais velhos, fragilizando o modo de vida dessa parcela da sociedade. Segundo a escritora Helen Keller, “O resultado mais sublime da educação é a tolerância”. No entanto, é evidente que essa sublime educação da escritora está distante da realidade brasileira, visto que o desrespeito dos jovens pelos ensinamentos repassados pelos idosos é comum, sendo frequentemente considerados como “perda de tempo” e inúteis. Tendo como efeito, o abandono dos mesmos em casas de repouso ou cuidadores, sem a preocupação de se estão sendo bem cuidados ou sentindo saudades. Desse modo, é preciso que medidas de conscientização sobre responsabilidade dos filhos em relação aos seus pais.
Portanto, conclui-se a necessidade de romper os desafios enfrentados pelos idosos. O Governo junto às Políticas Públicas - enquanto garantidores dos direitos - devem desenvolver ambientes de interações sociais, por meio de incentivos monetários para o desenvolvimento de atividades ao ar livre que envolvam todas as faixas etárias, com o intuito de inserir os mais velhos de forma mais ativa na sociedade. Faz-se necessário que o Ministério da Saúde conscientize os familiares por meio de jornais e mídias sociais sobre os tipos de doenças que surgem devido ao sentimento de abandono visando ensinar sobre responsabilidade. Somente assim, os mais velhos não precisarão continuar na busca por um lugar acolhedor como o da obra literária de Antoine.
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.