Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da ineficiência governamental e da falta de debate .
Dessa forma em primeira análise, a falta de debate é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silênciamento instaurado nos desafios que os catadores de materiais recicláveis enfrentam, visto que pouco se fala da importância dos coletores de sucato terem um reconhecimento na sociedade e direitos igualitários no trabalho. Assim , urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela.Como defende a pensadora.
Além disso , a insuficiência governamental intensifica a gravidade do problema. Para Thomas Hobbes , O Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos .Porém , tal responsabilidade não está sendo honrada quanto aos coletores , visto que é um trabalho exaustivo e que os coletores estão sujeitos a diversos riscos a saúde.Desse modo , para que tal bem-estar seja usufruído , urge que o estado tome atitude que mudem as situações em que se encontram.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário.Para isso o YouTube deve criar uma série de videos sobre os desafios enfrentados pelos coletores de materiais recicláveis, por meio de entrevistas com os coletores, e sociólogos , a fim de reverter a invisibilidade que impera .Tal ação pode , ainda , conter uma divulgação em outras redes sociais para chegar a mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a ineficiência governamental, presente no problema. Dessa maneira , será possível superar a cegueira social de que Saramago falou .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada