É relevante, abordar, primeiramente que, um dos grandes problemas para os catadores é a insalubridade, visto que isso aumenta os riscos deles serem contaminados com doenças, que é ocasionado pela falta de conscientização sobre a separação de resíduos aqui no Brasil. Mesmo que em vários lugares haja coleta seletiva, a maioria da população não possui acesso ao mesmo, pois o governo não tem interesse, assim não há infraestrutura adequada para a coleta.
É preciso, porém, reconhecer o papel do catador de lixo na sociedade, visto que esse ofício existe desde do século XX, e mesmo com muitos anos de existência é evidente
o preconceito em que o catador vive em sociedade, visto que eles sofrem muita exclusão social, e sempre são associados a sujeira e contaminação pela exposição ao lixo. contudo é preciso admitir, que esse trabalho é exercido por pessoas que vivem em situação de extrema pobreza, obtendo seu sustento pelo lixo, e a maioria das crianças e filhos de catadores ajudam os pais no trabalho árduo, morando em locais inóspitos.
Diante dessa problemática, consta-se que cabe ao poder legislativo fortalecer leis relacionada a gestão para descarte de resíduos, e promover a inclusão dos catadores na reciclagem formal. Faz-se necessário que haja implementação de programas para a capacitação de formação profissional para os catadores, com objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho ao ser investido na infraestrutura, e também a criação de campanhas para promover a importância do trabalho dos catadores e a separação dos resíduos, assim mudando a perspectiva de vida para essas pessoas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.