A inadimplência do governo em proteger o país é tragicamente visível, pesquisas recentes apontam que 51% da população sente mais medo do que confiança na polícia do Brasil, devido a vários casos de violência excessiva por parte dos incumbidos a proteger. Cenário, que obriga os cidadões a cogitar a posse de arma como uma solução, para capacita-los a se protegerem sozinhos.
Outrossim, a solução é incerta, pois a cultura da violência ensinada desde o âmbito escolar, dissemina a idéia individualista e capitalista de que estamos em uma competição cujo intuito é triunfar sobre o destroços de seu semelhante. E o reflexo disso é do conhecimento do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Publica) com a média de mortes violentas anuais de aproximadamente 51 mil, o Brasil precisa de apenas 4 anos para ultrapassar o número de baixas de 200 mil da guerra afegã-soviética.
Portanto é de suma importância ações para mitigar as mazelas do Brasil, o ministério da educação deve reverter o quadro e criar um ambiente escolar saudável, promovendo a empatia, companheirismo e a amizade entre os alunos para que quando adultos não pratiquem a cultura da violência, e da mesma forma o governo deve prover condições de vida e segurança de maior qualidade para os cidadões, ambos por via de verbas governamentais e protestos pacíficos, - pois é do saber geral que o governo não toma partido em tais ações - visando um país melhor que não se equipara a uma guerra.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.