Inicialmente, é importante observar o aumento existente entre o quadro de armas em circulação, assim como, de brutalidades. Nesse contexto, destaca-se que o aumento dos níveis de violência e inseguranças que afetam os direitos humanos, é coordenado pelos civis, em vista de armas de fogos, incluindo as legalmente adquiridas. Ademais, com auxílio de armas em questões de brutalidade, no Brasil, potencializa a violência doméstica, comportamentos de risco e agressividade. Consequentemente, também tem ocorrência de acidentes, afetando negativamente a qualidade de vida, e a estabilidade social; tornando o Brasil um lugar menos seguro.
Além disso, percebe-se que com o fácil acesso a armas de fogo; pode facilitar a realização de crimes graves, como homicídio e assaltos à mão armada, desconsiderando a assistência à vida do ser humano. Consequentemente, aumentando a sensação de vulnerabilidade, e até mesmo a saúde mental da população.
Portanto, conclui-se que o Governo Federal, em pareceria com o Ministério da Educação, deve promover o reconhecimento de que o armamento estabelece mais malefícios causados, através de debates polícias com a população, o que pode ser realizado em instituições públicas, como as escolas, bem como em ambientes virtuais, como as redes sociais, de modo a garantir a segurança da sociedade de forma regular. Ademais, é relevante tomarem outras medidas, como mais rondas polícias nas comunidades, sem o uso de violência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.