Avatar do usuário
Por lavinimaya
Quantidade de postagens
#118352
Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma "teologia do traste", cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Segundo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, valorizar também a problemática da posse de armas de fogos no Brasil. Nesse sentido, a fim de mitigar males relativos a essa temática, é importante analisar não só o aumento da violência, mas também a onipresenca da lei e da ordem.
É necessário pontuar, de início, que o maior acesso de civis a armas de fogo, incluindo as legalmente adquiridas, leva a um aumento dos níveis de violência e insegurança que afetam negativamente os direitos humanos. De acordo com o Atlas da Violência 2019, em 2017, o Brasil alcançou a marca histórica de 65.602 homicídios, uma taxa de 31,6 mortes para cada 100 mil habitantes. Mais de 70% dessa mortes foram causadas por armas de fogo. Evidenciamos, então, que a já existente violência contra as minorias sociais seria amplificada, resultando em mais casos de homicídio de negros, mulheres e homossexuais, por exemplo. Dessa forma, é evidente a necessidade de uma política que garanta o menor número possível de armas de fogo nas mãos da população.
Outro ponto importante nessa problemática é o papel do Estado, que representa uma política irresponsável ao querer armar uma população que pode não estar preparada. Entretanto, não podemos desconsiderar o quão eficaz foi o Estatuto do Desarmamento para a redução das mortes por armas de fogo. São menos armas em circulação, no mercado legal e ilegal e, consequentemente, menos armas nas mãos de criminosos. Todavia, é necessário ter em mente que mais armas não é a resposta para criminalidade, mas sim a onipresença do Estado em garantir a segurança aos seus habitantes através da ordem pública e do cumprimento da lei.
Portanto, torna-se evidente, que o Brasil deve ter uma política contra a proliferação de armamentos em território nacional. Dessa maneira, para evitar a propagação de armas de fogo, sobretudo nas mãos de criminosos, combatendo a violência urbana, o Poder Público deve não só manter a política de desarmamento, mas também adotar ações agressivas. Isso pode ser feito através do uso de forças policiais e militares, dando maior atenção às áreas com altos índices de homicídios, além do controle de fronteiras, que acaba por ser a principal rota de comercialização clandestina. Cabe ao Legislativo também elaborar uma lei em que a pena por porte de arma seja mais severa. Dessa forma, proporcionar segurança a população sem ter que arma-lá.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
105 Exibições
por jennifersx
4 Respostas 
310 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
98 Exibições
por lara02
0 Respostas 
41 Exibições
por Joanny
1 Respostas 
198 Exibições
por RayaneSC
1 Respostas 
55 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
49 Exibições
por mandyyyy
0 Respostas 
55 Exibições
por AnaK2005
0 Respostas 
16 Exibições
por jvmaiaa01
0 Respostas 
17 Exibições
por raquel236329

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM