Em primeira análise, na antiga Mesopotâmia, o rei Hamurabi redige a "Lei do Talião", a qual se resume na expressão "olho por olho, dente por dente". Analogamente, mesmo com a atual crise de segurança pública no Brasil e diante da negligência dos poderes públicos em desarmar a criminalidade, o Congresso Nacional aprova o porte de armas no país. Dessa forma, tal ação incita o povo, ao julgo e à prática de fazer justiça com as próprias mãos, pois, uma vez que, qualquer indivíduo que possui o porte ou a posse de arma, sofrer quaisquer lesões, lhe é garantido o direito de reagir, por exemplo, efetuando o disparo da arma de fogo contra alguém, promovendo mais violência e mortalidade, em vez de recorrer à justiça de Estado.
Ademais, quanto a cautela e manuseio de armas de fogo, é notório que o despreparo é um fator que coopera para um eventual acidente. Segundo Márcio Rodrigo, especialista em segurança pública, o policial militar capacitado e treinado, é morto frente ao avanço da criminalidade, imagina-se então, o cidadão comum, sem tais requisitos básicos de treinamento. Também, segundo dados do Ministério Público, cerca de milhares de vidas foram ceifadas em acidentes ou brigas corriqueiras, nas quais alguma pessoa veio a óbito, por meio do uso de armas de fogo.
Portanto, é imprescindível que o Ministério da Educação, por meio da educação no âmbito escolar, instrua os discentes sobre o risco do porte de armas e que, o Ministério da Defesa, aumente a fiscalização nas fronteiras do país, a fim de reduzir o apelo social pelo rearmamento da população e visando a eliminação do tráfico de armas no país, respectivamente. Assim se reduz ameaça à vida, oriunda também, da posse de armas de fogo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.