Em primeiro lugar, destaca-se a incapacidade do Governo e da população em arcarem com as consequências do armamento. Nesse contexto, o escritor brasileiro Augusto Cury afirma que "Violência gera violência, os fracos julgam e condenam, porém os fortes perdoam e compreendem." Sob esse viés, tal alegação se contextualiza com a ideia sobredita, uma vez que parte da Política promove o armamento, mas desconsidera as condições físicas, financeiras e psicológicas das pessoas, levando-as a cometerem um equívoco no que se refere a se apossar das armas. Dessa forma, devido à normalização desse caso, o problema é agravado no meio social.
Ademais, verifica-se a desonestidade no âmbito policial, seja civil ou militar. Acerca disso, o pensador Bruno Resende Ramos alega que "ao bandido se dá o prêmio; ao povo, o desdenho". Paralelamente, percebe-se ainda uma gama imensa de casos semelhantes no Brasil, uma vez que há inúmeras situações em que civis ou militares concedem armas ilegalmente, infringindo as leis constitucionais. Diante disso, é inaceitável que em pleno século XXI, tal realidade ainda se perpetue na Nação.
Portanto, algumas atitudes são fundamentais para amenizar a circulação de armas em território nacional. Para isso, é necessário que o Estado, visando combater a corrupção no cenário militar, puna os policias que defendem o armamento no tráfico e reforçam a violência nesse meio. Além disso, é viável que o Órgão da Saúde e da Segurança verifiquem as reais condições da sociedade, por meio de pesquisas, consultas psicológicas no que se refere a propriedade desses equipamentos. Ambos têm a finalidade de garantir o bem-estar e o bom funcionamento da sociedade. Somente assim, situações como a retratada em Tropa de Elite deixarão de ser uma normalidade no País.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada