Avatar do usuário
Por linsley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118561
No livro “ O Pequeno Príncipe”, o escritor Antoine de Saint retrata a busca de um menino por um lugar que o acolha de forma plena. De modo análogo, nota-se, também, no contexto da sociedade atual, uma busca da comunidade idosa por um lugar que os acolha, uma vez que o abandono familiar e a exclusão social não proporciona isso, sendo dessa forma um dos desafios enfrentados por eles. Isso porque, uma imagem de inutilidade foi associada aos idosos, sendo ampliada pelo descaso estatal e as lacunas educacionais.
Diante desse cenário, é notório que a negligência governamental amplia a problemática, uma vez que não são disponibilizadas formas de inclusão dessa comunidade na sociedade. O filósofo Thomas Hobbes afirma que é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Entretanto, não é o que ocorre no Brasil, pois existem diversos desafios, como a falta de ambientes que promovam interações sociais, o que dificulta que haja o sentimento de bem-estar. Além disso, como a velhice é um momento em que o ser humano encontra-se mais instável e emocionalmente frágil, a falta de ambientes inclusivos e acolhedores torna os idosos propensos ao desenvolvimento de doenças, como a depressão. Logo, é inaceitável que o governo permaneça omisso.
Ademais, às lacunas educacionais geram diversos obstáculos, como a falta de paciência por parte da juventude para ouvir e cuidar dos mais velhos, fragilizando o modo de vida dessa parcela da sociedade. Segundo a escritora Helen Keller, “O resultado mais sublime da educação é a tolerância”. No entanto, é evidente que essa sublime educação da escritora está distante da realidade brasileira, visto que o desrespeito dos jovens pelos ensinamentos repassados pelos idosos é comum, sendo frequentemente considerados como “perda de tempo” e inúteis. Tendo como efeito, o abandono dos mesmos em casas de repouso ou cuidadores, sem a preocupação de se estão sendo bem cuidados ou sentindo saudades. Desse modo, é preciso que medidas de conscientização sobre responsabilidade dos filhos em relação aos seus pais.
Portanto, conclui-se a necessidade de romper os desafios enfrentados pelos idosos. O Governo junto às Políticas Públicas - enquanto garantidores dos direitos - devem desenvolver ambientes de interações sociais,  por meio de incentivos monetários para o desenvolvimento de atividades ao ar livre que envolvam todas as faixas etárias, com o intuito de inserir os mais velhos de forma mais ativa na sociedade. Faz-se necessário que o Ministério da Saúde conscientize os familiares por meio de jornais e mídias sociais sobre os tipos de doenças que surgem devido ao sentimento de abandono visando ensinar sobre responsabilidade. Somente assim, os mais velhos não precisarão continuar na busca por um lugar acolhedor como o da obra literária de Antoine.

Vai haver momentos em que você ira questionar suas próprias decisões e quando você fizer isso, lembre-se:
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por linsley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118563
@OlrenBeat Felipe082 Mylike Casey12, vocês poderiam corrigir a minha redação? Pfv

Vai haver momentos em que você ira questionar suas próprias decisões e quando você fizer isso, lembre-se:
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#118570
Oi, @linsley. Ótima redação! :)

No livro “ O Pequeno Príncipe”, o escritor Antoine de Saint retrata a busca de um menino por um lugar que o acolha de forma plena. De modo análogo, nota-se, também, no contexto da sociedade atual, uma busca da comunidade idosa por um lugar que os acolha, uma vez que o abandono familiar e a exclusão social não proporciona isso, sendo dessa forma um dos desafios enfrentados por eles. Isso porque, uma porque uma (uso incorreto da vírgula) imagem de inutilidade foi associada aos idosos, sendo ampliada pelo descaso estatal e as pelas (falta de paralelismo) lacunas educacionais (cuidado: você inverteu a ordem dos parágrafos de desenvolvimento).
Diante desse cenário, é notório que a negligência governamental amplia a problemática, uma vez que não são disponibilizadas formas de inclusão dessa comunidade na sociedade. O filósofo Thomas Hobbes afirma que é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Entretanto, não é o que ocorre no Brasil, pois existem diversos desafios, como a falta de ambientes que promovam interações sociais (a quais ambientes você se refere?), o que dificulta que haja o sentimento de bem-estar. Além disso, como a velhice é um momento em que o ser humano encontra-se mais instável e emocionalmente frágil, a falta de ambientes inclusivos e acolhedores torna os idosos propensos ao desenvolvimento de doenças, como a depressão. Logo, é inaceitável que o governo permaneça omisso.
Ademais, às as (a crase ocorre quando há junção da preposição "a" com o artigo feminino "a"; nesse caso, há o artigo, mas não a preposição) lacunas educacionais geram diversos obstáculos, como a falta de paciência por parte da juventude para ouvir e cuidar dos mais velhos ouvir os mais velhos e cuidar deles (falta de paralelismo: "ouvir dos mais velhos" não existe), fragilizando o modo de vida (imprecisão vocabular: "modo de vida" é um conceito vinculado a uma cultura particular) dessa parcela da sociedade. Segundo a escritora Helen Keller, “O resultado mais sublime da educação é a tolerância”. No entanto, é evidente que essa sublime educação (a escritora não menciona a "sublime educação", mas sim a tolerância como o resultado mais sublime da educação) da escritora está distante da realidade brasileira, visto que o desrespeito dos jovens pelos ensinamentos (que ensinamentos?) repassados pelos idosos é comum, sendo frequentemente considerados como “perda de tempo” e inúteis. Tendo inúteis, o que tem como (falha na estrutura sintática: fragmentação do período) como efeito, o efeito o (uso incorreto da vírgula) abandono dos mesmos (o ENEM perdoa, mas esse uso do pronome está errado: https://educacao.uol.com.br/disciplinas ... ronome.htm) em casas de repouso ou cuidadores ou com cuidadores (falta de paralelismo: "abandono em cuidadores" não existe), sem a preocupação de se estão sendo bem cuidados ou sentindo saudades. Desse modo, é preciso que medidas de conscientização sobre a responsabilidade dos filhos em relação aos seus pais.
Portanto, conclui-se a necessidade de romper os desafios enfrentados pelos idosos. O Governo governo junto às Políticas Públicas políticas públicas ("políticas públicas" não são um órgão) - enquanto garantidores dos direitos - devem desenvolver ambientes de interações sociais, por meio de incentivos monetários para o desenvolvimento de atividades ao ar livre que envolvam todas as faixas etárias, com o intuito de inserir os mais velhos de forma mais ativa na sociedade. (faltou algum recurso coesivo aqui) Faz-se necessário que o Ministério da Saúde conscientize os familiares, por meio de jornais e mídias sociais, (isole com vírgulas a oração deslocada) sobre os tipos de doenças que surgem devido ao sentimento de abandono visando ensinar sobre responsabilidade. Somente assim, os mais velhos não precisarão continuar na busca por um lugar acolhedor como o da obra literária de Antoine.
1
Avatar do usuário
Por linsley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118578
@Felipe082, Obg pela correção❣ kkkk vou prestar mais atenção nesses erros de paralelismo

Vai haver momentos em que você ira questionar suas próprias decisões e quando você fizer isso, lembre-se:
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
231 Exibições
por Edmilly
10 Respostas 
4392 Exibições
por Mylike
3 Respostas 
313 Exibições
por Layanaxr
12 Respostas 
604 Exibições
por Alunaaaamed
Desafios enfrentados pelos ciclistas no Brasil
por Casey12    - In: Outros temas
2 Respostas 
328 Exibições
por Casey12
3 Respostas 
435 Exibições
por Kethyllyn
3 Respostas 
124 Exibições
por Kethyllyn
1 Respostas 
165 Exibições
por Kimmdoo10
1 Respostas 
141 Exibições
por cmih
0 Respostas 
48 Exibições
por Thgomes

Fiz essa redação semana passada! No[…]

Segurança pública

achei interessante o tema so achei o texto mito pe[…]

Segundo Carl Sagan, cientista planetário as[…]

teste

teste

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM