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Por Kethyllyn
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A significância da palavra "valorização" pode ser definida pelo ato de dar valor ou reconhecer o valor que é dotado a algo ou alguém. Esta ação de reconhecimento é extremamente necessária em um país que lida com a miscigenação desde a sua colonização, como é o caso do Brasil. Portanto, é imprescindível a necessidade de visar a problemática que surge em torno dos povos e das comunidades tradicionais brasileiras, que tentam combater desafios como a invisibilidade social e a constante perda das terras em que habitam.
Nesta linha de raciocínio, é fundamental destacar o escasso de comprometimento governamental em tentar resolver a exclusão dos povos e comunidades tradicionais que vivem em oculto. Na capital do Estado de Pernambuco, Recife, há uma comunidade na zona Sul, na qual os habitantes sobrevivem apenas do árduo trabalho braçal, que gira em torno da ação de pescar sururu. Estes viventes tradicionais, apesar de conectar-se com o comércio através da venda deste fruto do mar, permanecem invisíveis para o resto da sociedade.
Além disso, grupos étnicos, como os indígenas, por exemplo, ainda sofrem a desvalorização e a perda de suas terras, na contemporaneidade. Na série "The 100", presente no catálogo da netflix, cem jovens, que viviam em uma estação espacial, descem à terra firme novamente e acabam invadindo o território de povos que já viviam ali. De forma análoga à ficção, as pessoas continuam contribuindo com as queimadas e como desmatamento, que destrói o local onde vive esses povos e comunidades, sem levar em consideração o valor do seu lar.
Com isso, medidas precisam ser tomadas acerca destes problemas e o governo federal deve investir na amplificação de projetos sociais que incluam o estudo da história destes povos e comunidades tradicionais invisibilizados, por meio de palestras na rede educacional pública e privada. Sendo assim, é preciso adicionar campanhas que conscientize os indivíduos em relação ao ambiente destes grupos étnicos, para que os mesmos sejam vistos e valorizados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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