O consumismo exacerbado foi amplamente divulgado e estimulado pelos Estados Unidos após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), com o "American Way of Life", o qual fundamentava o consumo no país ao vincular o bem-estar das pessoas ao seu poder de compra. Por ser a maior potência na época, esse estilo de vida tornou-se meta para muitos, inclusive para os brasileiros. Contudo, o inconsequente fomento norte-americano ao consumo acarretou uma avalanche de descarte de lixo inadequado ou insuficiente, que hoje luta-se para ser freada.
De acordo com uma análise feita pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil produz lixo como os países de primeiro mundo, porém seu descarte se assemelha às nações em que o PIB per capita não ultrapassa 1000 dólares ao ano. Somado a isso, dos 387 quilos de lixo produzidos em média por habitante por ano, somente 3% é reciclado, revelando o descaso com o descarte adequado por parte da sociedade e das autoridades, visto que a cada 10 municípios brasileiros, apenas 2 apresentam programa de coleta seletiva.
Portanto, o excesso de lixo e seu descarte inadequado afetam diretamente o meio ambiente e, dessa forma, deve-se continuar na pauta para amplo debate a seu respeito, como vem sendo feito pelas conferências mundiais, como a Rio + 20. Todavia, não vale sua discussão se nada for feito, ou seja, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, juntamente ao Ministério da Educação, a divulgação nas escolas e o estímulo à população ao cumprimento dos Princípios dos "3R": Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ademais, seria válido o financiamento de pesquisas nas universidades brasileiras a fim de buscar amenizar os danos já causados pelo lixo ao meio ambiente. É necessário reverter a situação do descarte inadequado e da produção desenfreada de resíduos não degradáveis antes que a Terra do filme "Wall-E" se torne realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada