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Por Maria0707
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#114953
Na obra Utopia, do escritor inglês Thomas More é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social se ausenta de problemas e conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, tendo em vista que a insegurança no ambiente escolar persiste na sociedade brasileira. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência estatal, quanto da mentalidade egoísta. Desse modo, analisar intrinsecamente as causas dessa problemática na sociedade é medida que se faz imediata.
A princípio, vale ressaltar que a débil ação Poder Público possui íntima relação com o réves. Isso porque, segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir a segurança e o bem-estar social da população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido á falta de atuação das autoridades nas políticas públicas sobre as medidas para manter a segurança nas escolas. Com isso, a intolerância a violência tem causas e consequências graves, como ocorreu em 2019 o massacre na escola em Suzano, na grande São Paulo, caso que teve grande repercussão na mídia, os autores eram ex-alunos da instituição e o crime resultou em 7 vítimas.
Ademais, é imperativo ressaltar o comportamento egoísta do indivíduo como promotor do problema. Sobretudo, diante do comportamento dos indivíduos, esse não é um problema novo, a violência existe há muito tempo nas instituições educacionais. Nesse sentido, é oportuno rememorar o pensamento da teórica política alemã Hannah Arendt, em ''A Banalidade do Mal'', que refletia sobre a mediocridade de não pensar. Sob essa óptica, tal teoria pode ser constatada na sociedade, pois o mal banal é realizado por indivíduos que pensam sem as devidas reflexões sobre o ambiente público e a sociedade.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço do impasse na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a violência no ambiente escolar, necessita-se que o Tribunal de Contas da União - órgão que aprova e fiscaliza feitos públicos - direcione capital que, por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança, será revertido em ações sociais nas escolas e comunidades, por meio da intensificação das leis no ambiente público e projetos que visem passar informações do quão importante é manter a segurança nas escolas, a fim de se ter qualidade e segurança adequada no ambiente escolar. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo, o impacto nocivo da insegurança no ambiente escolar e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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