Primordialmente, nota-se o aumento exorbitante do consumismo e o quão ele afeta o meio ambiente. A marca Jandaia afirma em seu artigo que “mesmo que já existam práticas que contribuam para amenizar a quantidade de lixo gerado, só no Brasil são produzidas anualmente, cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.” Além disso, o aumento da produção de produtos de curta vida útil, aumentam a taxa de lixo no país, já que tais produtos não podem ser reciclados. E certamente, os problemas ambientais irão aumentar de forma significativa, se o desenvolvimento sustentável não acontecer.
Contudo, é notório a participação da sociedade no aumento de lixo no país, já que desconhecem a importância da preservação do meio ambiente, e as formas de conserva-lô. Jogam lixos em lugares inapropriados e não praticam a reciclagem. "A sociologia afirma que a sociedade funciona bem quando os indivíduos seguem as regras morais estipuladas." Isto é, enquanto a sociedade não agir de forma consciente respeitando as regras de convivência com a natureza, o problema não será resolucionado.
Em suma, cabe ao Mistério do meio ambiente, juntamente com ONGs ambientais estipular campanhas publicitárias, por meio das redes sociais, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre os malefícios do mau descarte de lixo e o consumismo desenfreado. Cabe também a sociedade, refletir sobre seu comportamento diante ao meio ambiente e modificar suas ações. Dessa maneira, teríamos uma terra habitável e totalmente oposta ao filme “Wall-E”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.