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#55257
13 Reason Why,retrata uma série em que, uma jovem comete suicídio por problemas em que se encontrava. Hoje, os jovens encontra o suicídio como maneira de acabar com as dores internas. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grande problema em virtude de falta de apoio, e empatia com as pessoas.

Primeiramente, é preciso ter cuidado com jovens e adultos que fica trancado dentro do quarto, e não quer fazer nada para se distrair. Nesse sentido, August cury fala " quando uma pessoa pensa em suicídio, ela não quer matar a dor, mas nunca a vida." Assim,trazer a pauta esse tema e debatê-lo com os filhos e prevenir qualquer coisa.


Além disso, o suicídio deveria ser tratado antes que alguma coisa pior acontecesse. A filósofia cristã, patrística e escolástica, afirma que a vida é um dom de Deus, e devemos ter cuidado acerca de como tratamos esse dom. No entanto, as pessoa devem ter empatia e ajudar.


Portanto, o MEC deve criar um projeto ou campanhas à fim de combater o suicídio, por meio de palestras na escola. Tal ação,deve ser divulgada em redes sociais, e também entregando panfletos. Desse modo, a situação pode ser invertida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 107

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 113

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 127

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 127

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#55865
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @Dhinys

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

"13 Reasons Why", retrata é uma série em que, uma jovem comete suicídio por problemas em que se encontrava que enfrentava. (1) Hoje, os muitos jovens encontram o suicídio como maneira de acabar com as dores internas. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grande problema em virtude de falta de apoio, e de empatia com as pessoas.
Primeiramente, é preciso ter cuidado com jovens e adultos que ficam trancados dentro do quarto, e não querem fazer nada para se distrair (2). Nesse sentido, o psiquiatra brasileiro Augusto cury Cury fala afirma: "quando uma pessoa pensa em suicídio, ela não quer matar a dor, mas nunca a vida." (3) Assim, trazer a à pauta esse tema, e debatê-lo com os filhos e prevenir qualquer coisa (4) (5).
Além disso, o suicídio deveria ser tratado (6) antes que alguma coisa pior acontecesse. A filósofia filosofia cristã, patrística e escolástica, afirma que a vida é um dom de Deus, e devemos (7) ter cuidado acerca de como tratamos esse dom (8). No entanto, as pessoa devem ter empatia e ajudar (9).
Portanto, o Ministério da Educação (MEC) (agente) deve criar um projeto projetos ou e campanhas (10) (ação - anulada) à a fim de combater o suicídio (finalidade), por meio de palestras nas escolas (meio). Tal ação, deve ser divulgada em redes sociais, e também entregando panfletos panfletos devem ser entregues (detalhamento). Desse modo, a situação pode ser invertida revertida.

Observações:
(1) Repertório pouco produtivo. Relacione-o melhor à argumentação.
(2) Senso comum.
(3) Repertório pouco produtivo. Relacione-o melhor à argumentação.
(4) Evite coloquialidades.
(5) Período sem todos os elementos sintáticos necessários.
(6) Como assim? É impossível tratar o suicídio. Você deve estar se referindo à depressão.
(7) O ENEM não proíbe, mas evite a primeira pessoa do plural.
(8) Não utilize argumentos religiosos.
(9) Frase desarticulada.
(10) Que projetos e campanhas?

Notas:
C1 - 80
Justificativa: há muitos desvios.
C2 - 160
Justificativa: não há nenhum repertório produtivo.
C3 - 80
Justificativa: há muitos problemas na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 120
Justificativa: articulação mediana.
C5 - 160
Justificativa: proposta com quatro dos cinco elementos necessários.

Total - 600
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
#55866
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Repertório sociocultural: repertorio-sociocultural-c2-t15074.html
Tipo dissertativo-argumentativo: tipo-dissertativo-argumentativo-c2-t15073.html

Competência 3
Lógica da argumentação: logica-da-argumentacao-c3-t15124.html
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
Exercícios sobre habilidades argumentativas (opcional): exercicios-sobre-habilidades-argumentat ... 28899.html

Competência 4
Exercícios sobre mecanismos coesivos - Frases de filmes, séries e animações (opcional): exercicio-sobre-mecanismos-coesivos-c4- ... 15267.html
Mecanismos coesivos (opcional): mecanismos-coesivos-c4-t15139.html

Competência 5
Proposta de intervenção (opcional): proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

Competências 2 e 3
Elaboração da contextualização e da tese (opcional): elaboracao-da-contextualizacao-e-da-tes ... 15078.html

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