A rotina exaustiva no trabalho, ou em casa, somado aos estresses diários, colaboram com a procura de um "escape" imediato como forma de descanso físico ou mental. A nicotina, presente nos cigarros, estimula a produção de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer momentâneo. Logo, o consumo de tabaco na rotina adulta, por vezes, é motivado pela tentativa de conter o estresse.
No entanto, em se tratando dos mais jovens, o ato de fumar é considerado "descolado", sendo, muitas vezes, estimulado pelas indústrias cinematográficas, como o filme "Obrigado por Fumar" e a série adolescente "Skins". Além disso, de modo a suprir a necessidade de pertencimento, jovens, assim como na série supracitada, recorrem ao tabaco, ao álcool e às drogas para fazerem parte de um grupo, sem refletir, previamente, sobre os possíveis danos futuros. No Brasil, é estimado que 100 mil adolescentes sejam fumantes.
Portanto, o tabagismo é muito presente na sociedade brasileira, cerca de 10% da população, segundo a OMS, sendo imprescindível sua discussão. Cabe ao Ministério da Saúde, juntamente ao Ministério da Educação, a realização de palestras nas escolas, com profissionais capacitados, para os alunos e responsáveis, de modo a alertar sobre os riscos à saúde que causa o tabaco. Além disso, cabe ao poder municipal, a divulgação, nas redes sociais, do CAPS-AD (Centro de Atendimento Psicossocial - Álcool e Drogas), como forma de auxílio gratuito à superação do vício à nicotina, bem como de atendimento terapêutico aos necessitados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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