Site: https://www.todamateria.com.br/coesao-textual/
Tabela de elementos de coesão textual: dica-tabela-de-elementos-de-coesao-textual-t2130.html
Cartões de conteúdo (Quizlet): https://quizlet.com/510583660/learn
Exercícios (Kahoot)*: https://kahoot.it/challenge/0195174?cha ... 5669197376
Exercícios - parte 1: https://exercicios.brasilescola.uol.com ... rencia.htm
Exercícios - parte 2: https://descomplica.com.br/artigo/quest ... xtual/473/
Exercícios - parte 3: http://www.portuguesconcurso.com/2009/10/exercicios-de-coesao-textual.html
Exercícios - parte 4: https://exerciciosweb.com.br/portugues/ ... -questoes/
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Exercício - parte 5:
Leia esta redação nota 1000, retirada da "Cartilha Redação a Mil" (http://bit.ly/downloadredamil2), e destaque, em negrito, os mecanismos coesivos que estabelecem a articulação entre as ideias.
"A Constituição brasileira de 1988 assegura a todos os indivíduos do amplo acesso aos bens culturais do país. No entanto, na prática, tal garantia é deturpada, visto que o contato com a cultura — por meio dos cinemas — não se encontra efetivado na sociedade nacional. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão do deficitário incentivo à valorização cultural nas escolas, mas também devido à excessiva mercantilização da cultura. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura, com o intuito de mitigar os entraves para a consolidação dos direitosAVISO: a resposta a essa questão deve ser enviada em "Mensagens privadas", para que ela também possa ser feita por outros usuários.
constitucionais.
Em primeira análise, vale destacar que durante o Renascimento Cultural — movimento artístico e intelectual ocorrido na transição da Idade Média para a Idade Moderna — a cultura era valorizada e usada como uma maneira de transmitir conhecimentos. Hodiernamente, entretanto, a situação é pouco observada na sociedade brasileira, uma vez que o acesso ao cinema, como forma de expandir a construção dos saberes, encontra-se pouco ampliado. Esse panorama lamentável acontece porque a maioria das escolas, instituições essenciais para a formação de indivíduos engajados culturalmente, interessa-se, geralmente, apenas pela transmissão de conteúdos técnicos, negligenciando estimular as habilidades socioculturais. Evidencia-se, portanto, que a restrita ida aos cinemas relaciona-se com o deficitário incentivo contato com essa modalidade de entretenimento por parte dos colégios.
Ademais, vale ressaltar que, de acordo com os sociólogos da Escola de Frankfurt, a cultura tornou-se um instrumento voltado para a obtenção de lucros. Nesse viés, a excessiva mercantilização dos bens culturais, como os cinemas, segrega áreas periféricas, nas quais grande parte da população é desprovida de amplos recursos financeiros para acessar tais meios de lazer. Desse modo, constata-se que a concentração dos cinemas em áreas privilegiadas economicamente, atestada pela óptica frankfurtiana, fere os princípios constitucionais e impede a democratização do acesso a esse meio de entretenimento.
Verifica-se, então, a necessidade de ampliar o acesso ao cinema no Brasil. Para isso, faz-se imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio de minicursos, instrua os educadores — especialmente os docentes em sociologia, haja vista o conhecimento cultural inerente a tal curso — a elucidar em suas aulas a importância da valorização dos bens culturais para a ampliação do conhecimento, a fim de estimular os alunos a irem aos cinemas. Paralelamente, precisa-se que a sociedade civil organizada, mediante a criação de projetos de lei, os quais tornam obrigatória a descentralização dos cinemas, pressione o Poder Judiciário a aprová-los, com o objetivo de democratizar o acesso a esse meio de entretenimento. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Qualquer outra dúvida, pode me chamar.