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Por rebeccafroio
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O tabagismo é, segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), a maior causa de morte evitável do mundo. Classificado como doença crônica causada pelo vício à nicotina, produto presente no tabaco, este é o responsável por matar mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que 15% são aqueles não-fumantes expostos à fumaça do cigarro passivamente. Fatores como o estresse, nos adultos, e a necessidade de pertencimento, nos jovens, contribuem para o aumento no número de usuários.

A rotina exaustiva no trabalho, ou em casa, somado aos estresses diários, colaboram com a procura de um "escape" imediato como forma de descanso físico ou mental. A nicotina, presente nos cigarros, estimula a produção de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer momentâneo. Logo, o consumo de tabaco na rotina adulta, por vezes, é motivado pela tentativa de conter o estresse.

No entanto, em se tratando dos mais jovens, o ato de fumar é considerado "descolado", sendo, muitas vezes, estimulado pelas indústrias cinematográficas, como o filme "Obrigado por Fumar" e a série adolescente "Skins". Além disso, de modo a suprir a necessidade de pertencimento, jovens, assim como na série supracitada, recorrem ao tabaco, ao álcool e às drogas para fazerem parte de um grupo, sem refletir, previamente, sobre os possíveis danos futuros. No Brasil, é estimado que 100 mil adolescentes sejam fumantes.

Portanto, o tabagismo é muito presente na sociedade brasileira, cerca de 10% da população, segundo a OMS, sendo imprescindível sua discussão. Cabe ao Ministério da Saúde, juntamente ao Ministério da Educação, a realização de palestras nas escolas, com profissionais capacitados, para os alunos e responsáveis, de modo a alertar sobre os riscos à saúde que causa o tabaco. Além disso, cabe ao poder municipal, a divulgação, nas redes sociais, do CAPS-AD (Centro de Atendimento Psicossocial - Álcool e Drogas), como forma de auxílio gratuito à superação do vício à nicotina, bem como de atendimento terapêutico aos necessitados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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