Primeiramente, vale ressaltar que, no Brasil, ocorrem frequentemente vazamentos, derramamentos e descarte indevido de produtos químicos que podem contaminar o meio ambiente e levar a desastres ambientais. Em janeiro de 2019, a barragem do Vale do Brumadinho se rompeu e ocasionou a morte de cidadãos devido à instabilidade da estrutura que segurava a lama. Certamente, de a barragem tivesse passado por manutenções regularmente, a tragédia teria sido evitada.
Em segundo lugar, é evidente que o meio ambiente é explorado pelos seres humanos de maneira tão excessiva que causa danos. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, a floresta perdeu uma área equivalente a nova vezes a cidade do Rio de Janeiro nos últimos tempos, o que representa grande perigo para o meio ambiente já que o desmatamento desencadeia desastres ambientais, como a seca, por exemplo.
Tendo em base o mencionado, conclue-se que é necessária uma intervenção para evitar que mais tragédias ambientais ocorram. É dever, em primeiro lugar, do Ministério do Meio Ambiente fiscalizar e exigir a manutenção de estruturas que armazenam produtos perigosos, a fim de evitar vazamentos e/ou rompimentos epromover leis mais rigorosas para controlar a exploração exagerada de recursos naturais com a finalidade de impedir que estes ocasionem, no futuro, calamidades na natureza.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.