Avatar do usuário
Por Raquelxxx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#74805
No século V a.c. surgiu na Grécia o culto a forma física perfeita sob o lema "mente saudável em corpo são". Hoje, de maneira semelhante, o Brasil reproduz uma cultura de beleza padronizada onde o corpo ideal é o magro, musculoso, e alinhado independente da estrutura corporal do indivíduo. Indubitavelmente, a forte e constante pressão midiática tem influenciado diretamente na construção dessa realidade que, ao contrário do objetivo grego, tem acarretado sérios problemas à saúde mental dos brasileiros.
A princípio, a ditadura da idealização de beleza imposta pela mídia dá lugar a diversas formas de preconceito. Nesse sentido, o artigo 3° da constituição brasileira - lei suprema de um estado - prevê que o governo deve garantir uma sociedade justa, solidária e livre de quaisquer manifestações de prejulgamento. Efetivamente, além de contrariar a carta magna, a perpetuação do padrão estético corporal motiva o episódio de outras afirmações de intolerância - a exemplo da gordofobia, e o discurso de ódio. Dessarte, enquanto o problema se mantiver, a nação conviverá com convicções hostis.
Além disso, outros fenômenos que tem crescido pela busca do modelo estético perfeito são os transtornos alimentares que surgem em decorrência dos problemas psicológicos. A esse respeito, a Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que 4,7% dos brasileiros sofre alterações na alimentação, no entanto, na adolescência, esse índice chega a 10%. Fica claro, portanto, que a propagação do culto ao corpo não traz nenhum benefício para a humanidade, ao contrário, esse poderoso revés mostra o quão irracional é a atitude da população que afeta até mesmo os mais novos.
Logo, é evidente que há de se desconstruir a noção de padrão estético corporal no país. Para tanto, o governo em parceria com a mídia deve investir em campanhas publicitárias por meio de anúncios e peças nos meios de comunicação e fora deles, para que seja promovida a aceitação dos indivíduos em relação a si mesmos e aos outros. A partir dessa ação, será possível ter uma sociedade mais empática e as vítimas desse atual sistema não mais serão estigmatizados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
155 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
107 Exibições
por belovr
1 Respostas 
1137 Exibições
por analuisa777
3 Respostas 
186 Exibições
por Lauany25
Impactos da cultura do estupro no Brasil
por Silva02    - In: Outros temas
6 Respostas 
361 Exibições
por Silva02
Cultura do cancelamento no meio virtual
por Crisbeirao    - In: Outros temas
1 Respostas 
143 Exibições
por Crisbeirao
0 Respostas 
2373 Exibições
por Yzzin
0 Respostas 
123 Exibições
por Damarysbg
5 Respostas 
418 Exibições
por Lauany25
4 Respostas 
275 Exibições
por Guuga

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM