Em viés, a cultura da urgência é propagada pela internet, já que no mundo virtual, onde tudo é rápido e “pra já”, foi aplicado no dia-a-dia. Em análise, o filósofo Zygmunt Bauman em seu livro ‘Modernidade Líquida’ pode exemplificar esse fato quando diz que tem tempos de modernidade líquida, a tecnologia influenciou ao indivíduo que é necessário ser rápido, produzir em alta velocidade, nesse caso receber e dar informações a curto prazo.
Diante dessa perspectiva, essa cultura causou aos indivíduos várias doenças mentais, já que a grande exposição dos altos níveis de produtividade em um curto intervalo de tempo, fez com que os indivíduos comecem a comparar seu cotidiano e se frustar, achando que estão atrasados. Sob essa linha de raciocínio, o G1 publicou uma matéria relatando do quanto a apresentação do alto nível de produtividade por parte dos influenciadores digitais pelas redes sociais, podem afetar os indivíduos que o assistem, por começar a acreditar que sua rotina mais lenta ser errada, já que no universo virtual, tudo é imediato e rápido.
Portanto, é necessário que o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação, promova formas de educar os indivíduos, por meio de palestras e rodas de conversas sobre o problema do imediatismo exagerado no cotidiano. Para assim, combater com a cultura da urgência no Brasil contemporâneo e diminuir pessoas apressadas como expressa o pensador Mário Pires.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.