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Por belovr
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No livro "O Quarto de Despejo" da autora Maria Carolina de Jesus, retrata a realidade periférica, na qual é acrescentada com a ausência de cultura, pontualmente descrita pela autora em diversos trechos da obra. No cenário nacional atual, essa realidade ainda contempla a esfera social marginalizada na sociedade, e a democratização ao acesso a essa cultura tornou-se ainda mais dificultada por conta das políticas públicas ineficientes.

Em princípio, o acesso à cultura deve ser um direito considerado a todo cidadão. Segundo o filósofo chinês Confúcio, a condição social não deve interferir no alcance da população sobre a cultura. Neste sentido, é válido ressaltar que, teoricamente, o direito pleno a arte não devia favorecer um grupo de indivíduos especificamente. Desta forma, a cultura acaba não se inserindo no coletivo e o conhecimento não é disseminado ao público marginalizado.

Ademais, a cultura abrange a identidade da sociedade. De acordo com a escritora portuguesa Augustina Bessa-Luís, a cultura seria uma forma de um povo compreender a sua finalidade. Neste contexto, a cultura não é somente um instrumento de entretenimento, e sim acrescenta positivamente na estrutura social. Logo, a ausência efetua uma enorme perda intelectual e reflexiva.

Portanto, é de extrema importância que a democratização ao acesso a cultura seja discutida. Neste âmbito, cabe ao Ministério da Cultura - órgão responsável por favorecer a cultura no país - realizar ações em relação a cultura para as minorias sociais, por meio de programas de incetivo a cultura em locais mais afastados. Além disso, colaborar com semanas específicas nas instituições de ensino envolvendo toda a forma de cultura. Assim, a população brasileira terá o direito a cultura revigorado e as novas gerações vivenciarão perspectivas essenciais ao seu desenvolvimento e o entendimento sobre a arte.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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