Diante desse cenário o baixo índice de escolarização é um dos fatores que causam a desvalorização da cultura local, como mostram os dados do Instituto de Ensino Fanor, em que 14%. das pessoas acreditam que a falta de ensino efetivo acerca da valorização da cultura de massa, prejudique a formação cultural, fazendo com que a informação fique restrita a uma pequena parcela da população. Parafraseando a sociólogo e ativista Herbert de Souza, a cultura é o principal fator que muda o país.
Ademais de acordo com a artigo 125 da Constituição o acesso democrática à cultuna nacional é um direito garantido, por conseguinte a falta de condições financeiras junto a preços abusivos na entrada de eventos culturais, como: Cinema Teatros, Tornam o acesso a cultura "elitizado" inacessível a grupos sociais mais pobres, como mostram dados do Instituto Brasileiro de Opinião Publica e Estatística, 42% dos cidadãos brasileiros não praticam atividades Culturais.
Portanto para que haja a acessibilidade cultural e consequentemente a valorização da Cultura de massa, cabe ao Ministério da Cultura na condição de garantidor das políticas voltadas a arte e Cultura, junto à empresas privadas, devem oferecer descontos aos ingressos
de eventos culturais, por meio de incentives voltades as instituições como diminuição de tributos fiscais, a fim de facilitar o acesso a museus e exposiçõe. O Ministério das Comunicações deverá criar palestras nos mais diversos ambientes, a fim de gerar maior consciência sobre a importância e história da Cultura popular brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.