Primeiramente, a normalização dessa cultura violenta se perpetua pela crença popular da culpabilização da vítima. Nesse sentido, o patriarcado colabora com esse discurso, uma vez que, insiste em uma posição de pode na figura de um homem em diversos cenários, como o familiar, do qual intimidam e agridem verbal e fisicamente mulheres e jovens. Criando um sentimento de medo nas vítimas e de impunidade para com os atos cometidos. Sob essa ótica, o projeto de lei 5.609 - dificulta o atendimento nos serviços públicos de saúde às multas que escolherem interromper uma gravidez decorrente de um estupro - promulgada em 2015, que colabora e acentua a participação patriarcal em decisões sobre o corpo da mulher, removendo um direito fundamental e favorecendo à cultura do estupro. Em suma, a banalização desse problema conjectura na continuação do mesmo, resultante de uma estrutura social misógina.
Ademais, a ausência de apoio estatal inviabiliza a luta para diminuir os casos de estupro e devidamente punir os responsáveis. Segundo, a 1° lei de Newton, um corpo permanece imóvel se nenhuma força agir sobre o mesmo. Em paralelo, a cultura do estupro é um problema e como nenhuma ação foi realizada para amenizá-la, o que gera consequentemente uma inércia da mesma. Dessa forma, o seguimento dos casos de estupro e seu aumento serão ainda mais frequentes no cotidiano, esses atos criminosos que ferem, expõem e humilham as mulheres permaneceram imutáveis, em vista do cenário em mesmo estado. Em síntese, essa falta de verbas e iniciativa estatal permite e viabiliza mais facilmente à cultura do estupro.
Portanto, são necessárias medidas que atenuem o quadro inerente à cultura do estupro e seus impactos no Brasil. Logo, urge que o Poder Legislativo implemente práticas mais rígidas e protetivas, por meio da criação de duas leis que respectivamente, tem a função de amparar as vítimas de estupro e auxiliar as famílias quanto as ações posteriores, com o devido amparo do governo, em relação à questão da possível gravidez, danos psicológicos e outros fatores. Como também tem a função de punir devidamente os agressores, os encaminhando de imediato ao posto policial mais próximo e aplicar uma multa contundente. A fim de, diminuir os impactos da cultura do estupro, proteger e garantir as mulheres segurança e apoio em sua participação em sociedade. Assim, com base na 1° lei de Newton a problemática sairá da inércia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.