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Por remy25
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#115209
Segundo a Psicóloga Soraya Rodrigues de Aragão “Muitas vezes o assédio moral é explícito e portanto fácil de ser identificado, para que uma medida cabível seja tomada.” A Organização Internacional do Trabalho – OIT – definiu o assédio como atos de insinuações, contatos físicos forçados, convites impertinentes, ser uma condição clara para dar ou manter o emprego, influir nas promoções na carreira do assediado, prejudicar o rendimento profissional, humilhar, insultar ou intimidar a vítima. Vale ressaltar que não é necessário o contato físico para configuração do crime de assédio sexual, pois até mesmo expressões e comentários podem caracterizar o assédio. No entanto a muito tempo isso é um problema no Brasil, não isso como também há muita negligência governamental.

Em uma primeira análise devem ser entendido os precedentes do assédio como ocorre no cotidiano das mulheres. Isso ocorre muita pela visão machista da sociedade, as mulheres é muita das vezes olhada como criatura inferiores e frágeis, cuja o único dever dela seja servir. Infelizmente mitos homens tratam como objetos, o corpo das mulheres é muito objetificado pela sociedade. O desprezo que muitos têm pela liberdade das mulheres provoca manifestações de atentado à sua integridade. Em uma pesquisa realizada pelo blog Think Olga fala que de 7.762 participantes, 99,6% afirmaram que já foram que já foram vítimas de algum tipo de assédio nas ruas. Portanto alguns homem ignoram a lei e os bons costumes, violando a privacidade da vítima.

Em uma segunda análise é notório destacar que o problema ainda persiste mesmo depois da Lei N° 14.540/23 que instituiu o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual, à Violência Sexual e aos demais Crimes contra a Dignidade Sexual. Consequentemente a falta de fiscalização e proteção aos cidadãos é por culpa do Ministério Público Federal pois a função deles é fiscalizar a lei, mas também atuar nas áreas cívis, criminal e eleitoral.

Diante dos argumentos apresentado, é necessário que o Estado tome providência para amenizar os quadros atuais pois o dever do Estado é garantir a todos uma qualidade de vida compatível com a dignidade da pessoa humana, também é necessário que as Mídias Sociais, aja fazendo publicidades para que o Estado faça algo para uma melhora significativa, por meio desta forma o Poder Legislativo deve fazer uma alteração na Lei N° 14.540/23 para melhorar a segurança de todos e assim diminuir a taxa de vítima de assédio no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Biacdc
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#115395
Oii, vou pontuar algumas partes na estrutura da sua redação, conforme a redação dissertativa-argumentativa modelo ENEM :D
(Lembrando que não sou professora, vou corrigir com base nos meus conhecimentos sobre redação)
INTRODUÇÃO:
Segundo a Psicóloga Soraya Rodrigues de Aragão “Muitas vezes o assédio moral é explícito e portanto fácil de ser identificado, para que uma medida cabível seja tomada.” Repertório sociocultural ok.
A Organização Internacional do Trabalho – OIT – definiu o assédio como atos de insinuações, contatos físicos forçados, convites impertinentes, ser uma condição clara para dar ou manter o emprego, influir nas promoções na carreira do assediado, prejudicar o rendimento profissional, humilhar, insultar ou intimidar a vítima. Não há uma regra que proíba 2 repertórios socioculturais na Introdução, porém, isso complica a construção do seu parágrafo, conexão entre os períodos (os pontos finais no parágrafo) e a contextualização do tema, pois você fica com pouco espaço (lembrando que na prova é no máximo 30 linhas). Você poderia ter feito, após o primeiro período da seguinte forma: "Em contrapartida, ao se analisar a permanência da cultura do assédio no Brasil, fica claro que, apesar do assédio ser explícito, não há uma medida efetiva de combatê-lo."
Faltou a tese ao final do parágrafo: (conectivo de conclusão + apresentação dos dois argumentos para os Desenvolvimentos 1 e 2. Que podem ser uma causa e uma consequência, duas causas ou duas consequências do tema)
Esses argumentos serão importantíssimos para a conexão dos seus argumentos com o primeiro parágrafo. No seu caso, os dois argumentos que eu identifiquei no seu texto são: visão machista e preconceituosa da sociedade e negligência governamental no que se refere ao combate à cultura do assédio (ambos são causas). Portanto, você poderia construir sua tese da seguinte maneira: "Diante disso, (conectivo de conclusão) o revés é acarretado, não só, pela perspectiva machista e preconceituosa da sociedade (argumento Desenvolvimento 1), como também pela negligência governamental no que se refere à cultura da importunação moral e sexual (argumento Desenvolvimento 2)."

Voltarei mais tarde corrigindo os Desenvolvimentos e a Proposta de Intervenção, desculpe estou sem tempo ultimamente, mas espero ter te ajudado um pouco com a Introdução. :)
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Por remy25
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#115396
@Biacdc, muito obrigado pela dica darei meu melhor para corrigir meus erros.
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Por Guuga
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#115507
Bom, estudei durante 3 anos no ensino médio em que duas professoras foram corretoras do enem, primeiro: não use Estado em suas redações é muito amplo e pode ser entendido como posição política, use Ministérios que atuam no setor, pois, é um repertório mais específico, como no caso de sua redação o Ministério da Família e dos Direitos Humanos, ou o Ministério da Justiça, ambos atuam nesse cenário, ao contrário doq diz o comentário acima, coloque sim duas análises críticas em sua introdução, de preferência que uma crítica acabe gerando a outra, causa e consequência. Desse modo, fica mais fácil o entendimento do leitor e a ajuda no decorrer da escrita.
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