Primeiramente, ressalte-se que 80% dos casos de câncer têm sua origem em fatores ambientais, segundo dados do Centro de Combate ao Câncer do estado de São Paulo. Como resultado, cada dia mais, pessoas desenvolvem cânceres muitas vezes incuráveis por conta de fatores que poderiam ser evitados, como a poluição da água e do ar ou a contaminação de produtos alimentícios por pesticidas e agrotóxicos cancerígenos, agravando de forma substancial a já existente crise de saúde pública no Brasil. Portanto, é essencial uma reformulação das políticas públicas em relação a desastres ambientais.
Outrossim, o modo de vida moderno, cada vez menos consciente e mais extrativista, põe o homem como responsável por grande parte do problema. Como se pode ver numa pesquisa de 2011 do Ministério do Meio Ambiente, 60% da madeira tirada da Amazônia é desperdiçada, sendo necessária uma urgente reformulação tanto do beneficiamento da madeira quanto dos hábitos de consumo, no intuito de reduzir a derrubada de árvores e consequentemente, o desmatamento das florestas. Contudo, enquanto a sociedade insistir num modo de vida pouco sustentável, esse quadro caótico se perpetuará.
Imediatamente, o governo federal, através do Ministério da Justiça - órgão responsável por garantir os direitos constitucionais dos cidadãos - deve criar leis que tenham a finalidade de punir os que cometem crimes ambientais, bem como fiscalizar o cumprimento das já existentes, na expectativa de que desastres como o retratado em "As mulheres de Flint" não sejam uma realidade constante no Brasil do futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.