As respostas para tal dúvida começam na própria geografia brasileira: temos na Região Norte as maiores reservas e a menor densidade demográfica, enquanto no Nordeste e Sudeste temos as maiores densidades demográficas e atividades industriais mas poucas reservas disponíveis. Outro fator é a poluição dos cursos de água com a liberação de esgoto e rejeitos industriais, o que dificulta ou torna a água imprópria para consumo. No meio disso os setores mais importantes para a economia brasileira, já que temos atividades industriais e agropecuárias diretamente ligadas à água, enquanto mantemos a geração de 62% de nossa matriz energética em usinas hidrelétricas. Isso é apenas fortalecido pela falta de planejamento eficiente, que é refletido nos baixos índices de acesso a água potável e ao tratamento e esgoto, principalmente entre as classes sociais mais baixas.
Planos que podem se mostrar efetivos no combate a crise hídrica brasileira originam-se de vários pontos: políticas federais que visem conter o descarte de esgotos e resíduos industriais nos cursos de águas, iniciar obras de aprimoramento à infraestrutura das redes de tratamento de água e esgoto, para que seja possível distribuir água potável à população. Nosso dever se mostra em manter a fiscalização própria e conscientizar nossos arredores, afinal, a água é o mais vital de todos os recursos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada