Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para o grande desperdício de água causado na pecuária e na agricultura, visto que, os rebanhos e lavouras são os maiores consumidores de água potável no Brasil. Nesse cenário, o historiador José Murilo de Carvalho, defende em seu livro “A Cidadania no Brasil: o longo caminho”, que para haver cidadania plena no Brasil, é essencial a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. Porém, ver-se, quando o consumo de água potável é escasso para o cidadão e abundante para um produto, o pilar social não é efetivado, e a cidadania não é alcançada na sociedade.
Ademais, é fundamental apontar o consumismo extremo por parte de toda a população, como impulsionador da poluição que agrava a precária gestão dos recursos naturais. Também é válido lembrar a responsabilidade de todos quanto ao desperdício de água, que ocorre no dia a dia através de práticas simples como lavar a calçada ou o carro, tomar banhos longos e lavar roupa, e tudo sem reutilizar a mesma água. Fazendo assim com que haja diminuição nos reservatórios de água, já tão precários por conta da falta de chuvas causadas pelo desmatamento e aquecimento global. Ambos responsabilidade nossa. Diante disso, é notório que essa realidade se deve à inoperância estatal e à alienação social. Logo, é intolerável que esse cenário continue a durar.
Portanto, urge a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Governo Federal, com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, a partir de medidas governamentais deve limitar o consumo de água nas grandes empresas, através de inspeção de rotina. Ainda, as escolas devem promover por meio de campanhas de conscientização para os alunos e responsáveis, informações sobre o consumo de água conciente. Assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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