Primordialmente, é importante salientar como a corrupção afeta a confiança dos cidadãos nas instituições políticas e no sistema democrático. Além disso, a corrupção é um problema sério que mina a credibilidade do governo e das instituições, pois demonstra que alguns políticos estão mais preocupados em benefício próprio do que em servir ao interesse público. Aliás a falta de ética e transparência pode gerar descontentamento dos cidadãos em relação à democracia, levando-os a se sentir desiludidos e desencorajados a participar ativamente no processo político.
Por exemplo, o filme “Todos os homens do Presidente” é um ótimo exemplo de como a corrupção pode ser exposta e como a mídia e jornalistas têm um papel fundamental em trazer à tona essas questões. Todavia, a responsabilização dos poderosos, a ausência de transparência e o desvio de verbas que deveriam ser direcionadas para áreas necessitadas são questões reais que minam a confiança dos cidadãos no sistema político.
Ademais, a desigualdade socioeconômica também está intimamente relacionada a falta de representação política. Porque quando há uma grande disparidade entre os grupos sociais em termos de recursos financeiros, educação e acesso à informação, é natural que os grupos menos favorecidos tenham menos oportunidades e recursos para se envolver ativamente nas eleições e na política em geral. Contudo essa situação pode levar a uma menor participação eleitoral e, consequentemente, a uma menor representatividade de certos grupos na tomada de decisões políticas. Isto é, o filme “Parasita” oferece uma reflexão sobre as diferentes realidades socioeconômicas das famílias retratadas e como isso afeta seu envolvimento na política. No entanto, a representação da desigualdade na tela pode ser usada como uma metáfora para a sociedade em geral, mostrando como a falta de recursos pode limitar as oportunidades de participação política para certos grupos.
Portanto, deve-se compreender que a problemática sucede devido a problemas governamentais e sociais. Sendo assim, cabe ao Estado promover campanhas publicitárias, por meio das mídias sociais, canais de televisão como também panfletos para atingir toda a população, com a finalidade de orientar sobre a importância da eleição para as mudanças no cenário político. Em suma, teríamos uma sociedade mais participativa, como também partidos políticos a qual representassem toda a população, dessa maneira as críticas feitas por Taylor Swift, serão solucionadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 152
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.