Por conseguinte, a Constituição Federal Brasileira de 1988 garante o acesso à moradia propícia a todos os citadinos. Todavia, esse direito é contraproducente no que tange à sociedade atual, tendo em vista que em 2019, o déficit habitacional no Brasil foi de 5,876 milhões, segundo dados da Fundação João Pinheiro. Nesse sentido, tais fatos são consequências históricas da industrialização, a qual causou um intenso êxodo rural em 1970, deslocando enorme contingente de pessoas do campo para a cidade, bem como a falta de infraestrutura urbana e de planejamento governamental levou esses indivíduos a se organizarem em moradas precárias, promovendo assim, a favelização. Nessa conformidade, tais impasses persistem no Brasil desde o século XX.
Dessarte, na obra literária "Urupês", de Monteiro Lobato, é retratada a história de Jeca Tatu, homem de realidade pobre que vive sob condições ineptas e acabou morrendo por conta de uma doença causada por dois vermes oriundos do esgoto a céu aberto, visto que o bairro de Jeca Tatu era desprovido de saneamento básico e tratado com descaso pelo governo. Paralelamente à obra, os relatos ficcionais são realidade no cenário de 55 milhões de cidadãos canarinhos que moram em favelas, segundo dados da Organização das Nações Unidas, divulgados em 2020, a julgar pela construção desorganizada das casas - que vão se amontoando -, o que dificulta a instalação necessária de água encanada, luz, esgoto e ações que garantem saúde e educação.
Tendo em vista os fatos supracitados, é de suma importância a resolução da deficiência residencial para melhorar as condições de vida do povo tupiniquim. Depreende-se, portanto, que o Governo Federal, ligadamente ao Governo Municipal, atue na criação de projetos e planejamentos de obras, por meio de microfinanciamentos, para a construção de moradias adequadas com destino àqueles que vivem escassamente, a fim de diminuir o déficit habitacional no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.