Em primeiro plano, é aparente, a falta de punição presente na questão. A lei 9.605 art. 32, estabelece que indivíduos que cometerem danos à animais de qualquer espécie, deve pagar pena de três meses à um ano de detenção e multa. Entretanto, a lei é paradoxal perante a realidade brasileira, pois, diariamente animais são abandonas e infelizmente, muitas vezes mortos pelos próprios donos , que ficam ilesos diante ao crime cometido.
Além disso, o tráfico de animais é outro fator que colabora para acentuar a problemática. Nesse sentido, o enredo do filme Rio, encaixa perfeitamente, ao narrar a história de duas araras azuis que são trancafiadas em gaiolas, vítimas de traficantes de pássaros. Desse modo, constata-se que o capitalismo contribui para a perpetuação do entrave, já que as condições em que os animais vítimas do comércio ilegal são submetidos, compromete sua saúde.
Faz-se necessário, portanto, desenvolver ações que propicie melhor qualidade de vida aos animais. À vista disso, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com as prefeituras, devem abrir clínicas veterinárias municipais que por meio de consultas semestrais realizadas com o auxílio de universitários do curso de medicina veterinária, acompanhe a saúde de animais urbanos, com o objetivo de identificar maus-tratos e punir os agressores. Dessa forma, fatos como o ocorrido no supermercado Carreful não farão mais parte da realidade brasileira, alterando o atual cenário do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.