Sob essa conjuntura, destaca-se a maldade dos seres humanos como um dos principais fatores para a continuidade desse obstáculo que é a violência contra os animais. Segundo Séneca, escritor e intelectual Romano, para a ganância toda a natureza é insuficiente. Diante desse contexto, é possível observar a maldade e a ganância humana na busca por cosméticos, o que contribui para o teste de produtos nos animais, o que acaba sendo prejudicial à saúde deles. Logo, é essencial que a raça humana mude esse pensamento e seja menos consumista.
Ademais, a omissão estatal faz com que o problema continue. Segundo o filósofo Tofler, o Estado por sua natureza é incapaz de obedecer suas próprias leis, de forma a ser necessariamente ineficiente contraditório como legislador. Nesse ponto de vista, percebe-se que a realidade brasileira enfrenta grandes problemas legislativos já que o Estado não cumpre seu dever quando é assegurar o bem-estar e a proteção dos animais. Diante disso é crucial que o Estado mude sua postura legislativa.
Urge, portanto, a adoção de medidas para combater essa temática. Dessa maneira, o Estado deve direcionar mais investimentos, por meio da construção de centros de denúncias e de abrigos para os animais. Além disso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável pela segurança do meio ambiental , por intermédio da Mídia,investir na criação de campanhas, e divulgar por meio de redes sociais como Instagram, a fim, de ter uma participação social no combate da violência contra os animais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 136
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 144
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.