Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#54143
Em 2020, o estado de São Paulo, protagonizou um fato que comoveu todo o país, um guarda da rede de supermercados Carreful matou à pauladas um cachorro que transitava inofensivamente no local. De forma analógica, percebe-se a necessidade de elabora estratégias que busquem combater os maus tratos aos animais. Nesse aspecto, convém analisar as principais causas e possível medida relacionada a esse entrave social na sociedade brasileira.

Em primeiro plano, é aparente, a falta de punição presente na questão. A lei 9.605 art. 32, estabelece que indivíduos que cometerem danos à animais de qualquer espécie, deve pagar pena de três meses à um ano de detenção e multa. Entretanto, a lei é paradoxal perante a realidade brasileira, pois, diariamente animais são abandonas e infelizmente, muitas vezes mortos pelos próprios donos , que ficam ilesos diante ao crime cometido.

Além disso, o tráfico de animais é outro fator que colabora para acentuar a problemática. Nesse sentido, o enredo do filme Rio, encaixa perfeitamente, ao narrar a história de duas araras azuis que são trancafiadas em gaiolas, vítimas de traficantes de pássaros. Desse modo, constata-se que o capitalismo contribui para a perpetuação do entrave, já que as condições em que os animais vítimas do comércio ilegal são submetidos, compromete sua saúde.

Faz-se necessário, portanto, desenvolver ações que propicie melhor qualidade de vida aos animais. À vista disso, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com as prefeituras, devem abrir clínicas veterinárias municipais que por meio de consultas semestrais realizadas com o auxílio de universitários do curso de medicina veterinária, acompanhe a saúde de animais urbanos, com o objetivo de identificar maus-tratos e punir os agressores. Dessa forma, fatos como o ocorrido no supermercado Carreful não farão mais parte da realidade brasileira, alterando o atual cenário do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#54259
laravitoria escreveu:Em 2020, o estado de São Paulo,[1] protagonizou um fato que comoveu todo o país, um guarda da rede de supermercados Carreful matou à pauladas um cachorro que transitava inofensivamente no local. De forma analógica, percebe-se a necessidade de elabora [2]estratégias que busquem combater os maus tratos aos animais[TESE]. Nesse aspecto, convém analisar as principais causas[ARGUMENTO 1] e possível medida relacionada[3]a esse entrave social na sociedade brasileira[ARGUMENTO 2].
[1] Ao se colocar a referência(local do ocorrido) entre vírgulas, teve-se um erro de fluidez textual pois se separou o sujeito do verbo; o correto seria ''Em 2020, o estado de São Paulo protagonizou um fato que comoveu todo o país''
[2] ''elaborar''
[3]''possíveis medidas relacionadas''
:!: introdução bem estruturada, com tese e argumentos explícitos, recomendo que estude outras formas de contextualização além das que já vem utilizando(Frases de autores, Filmes, Músicas). Siga no instagram o @lfelpi lá ele trabalha muito bem essa questão.
Em primeiro plano, é aparente, [4]a falta de punição presente na questão. A lei 9.605 art. 32, estabelece que indivíduos que cometerem danos à[5] animais de qualquer espécie, deve pagar pena de três meses à[6] um ano de detenção e multa. Entretanto, a lei é paradoxal perante a realidade brasileira, pois, diariamente animais são abandonas[7] e infelizmente, muitas vezes mortos pelos próprios donos[8] , que ficam ilesos diante ao crime cometido.
[4] mesmo erro do item 1
[5] este ''a'' não leva crase, da mesma forma que o [6]
[7] ''abandonados''
[8] marca de oralidade, ao invés disso, procure estruturar : '' e infelizmente, mortos pelos proprietários com frequência''
:!: Além do seu ponto de vista, é necessário relação da sua fonte(lei 9.605 art 32) com o tema, caso contrário, poderá ser penalizado na competência III

Além disso, o tráfico de animais é outro fator que colabora para acentuar a problemática. Nesse sentido, o enredo do filme Rio, encaixa[9] perfeitamente, ao narrar a história de duas araras azuis que são trancafiadas em gaiolas, vítimas de traficantes de pássaros. Desse modo, constata-se que o capitalismo contribui para a perpetuação do entrave, já que as condições em que os animais vítimas do comércio ilegal são submetidos, compromete sua saúde.[10] [11]
[9]estrutura correta : '' Nesse sentido, o enredo do filme Rio encaixa, perfeitamente, ao narrar[...]''
[10]mesma instrução com referência a explicação da sua fonte
[11] cuidado ao declamar de maneira superficial a problemática, uma vez que o sistema capitalista possui braços que minimizam o tráfico de animais presente nos ministérios de países com regime de república representativa( no nosso caso seria o Ministério do Meio Ambiente)
Faz-se necessário, portanto, desenvolver ações que propicie[12]melhor qualidade de vida aos animais. À vista disso, o Ministério do Meio Ambiente[AGENTE], juntamente com as prefeituras, devem [13][AÇÃO]abrir clínicas veterinárias municipais que por meio[14][MODO] de consultas semestrais realizadas com o auxílio de universitários do curso de medicina veterinária[DETALHAMENTO], acompanhe a saúde de animais urbanos, com o objetivo [FINALIDADE] de identificar maus-tratos e punir os agressores. Dessa forma, fatos como o ocorrido no supermercado Carreful não farão mais parte da realidade brasileira, alterando o atual cenário do país.
[ÓTIMA RETOMADA]
[12]''propiciem''
[13]''deve''
[14]ausência de vírgula :'' que , por meio''
:!: Proposta de intervenção bastante completa , alguns desvios de natureza gramatical e que podem ser melhorados. Continue firme nos estudos ;)

NOTAS
C I 160
C II 200
C III 160
C IV 160
C V 200
...............
860 ( PARABÉNS)

Devido ao avanço da Covid-19 no começ[…]

O adolescente A maioria dos cidadãos brasil[…]

Grupos whatsapp e telegram

Pessoal vcs que querem entrar no grupo do whats eu[…]

ALIMENTAÇÃO Conforme o fil&oacut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM