Com efeito, aponta-se, em primeiro plano, que a violência contra o animal é um reflexo da violência presente nos lares e no restante do Brasil. Acerca disso, a Teoria da Aprendizagem Social, de Albert Landura, aponta as influências do ambiente em que o indivíduo está submetido no seu comportamento. Por conseguinte, em um país onde a criminalidade é banalizada, casos de agressões domésticas são cada vez mais recorrentes e, até por parte daqueles que foram encarregados de proteger, o uso indevido de força é constantemente noticiado, fica claro que o âmago do problema recaia, até, sobre as outras espécies. Logo, é evidente que o aumento significativo de 33% nas denúncias registradas entre 2021 e 2022, como aponta o portal G1, é o triste resultado deste frenesi ecoante em toda a sociedade.
Não obstante, é também fundamental discutir o papel do Estado e como este se faz conivente para com os maus-tratos aos animais. Acerca disso, o art. 6 da Constituição de 88 assegura o direito à vida e a segurança a toda para a população. Contudo, o cenário hodierno demonstra que tal proposição não está sendo cumprida, uma vez que, ao habitarem o mesmo espaço social que as pessoas, é irrevogável que uma cidadania para as outras espécies também seja reconhecida e direitos semelhantes lhes sejam atribuídos. Assim, a impunidade perante a violência contra outras formas da biodiversidade denota a cumplicidade entre os governantes e os agressores.
Portanto, a mudança desse panorama para a garantia da integridade da civilização é axiomática. Para tal, o Ministério da Cultura e da Cidadania deve promover campanhas de conscientização por meio da exposição outdoors nas principais vias públicas a fim de alertar e sensibilizar a população acerca da importância da harmonia entre humanos e animais. Além disso, é imprescindível que esses anúncios contenham um disk denúncia para que, de forma anônima, os indivíduos possam relatar os casos de maus-tratos e, consequentemente, os agressores sejam encaminhados para autoridades competentes e punidos do modo adequado. Através dessa medida, espera-se que a sociedade possa caminhar em sentido a, até então, utópica realidade apresentada no pequeno vilarejo nórdico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.