Sob esse viés, é válido ressaltar a teoria da maldade por radicalidade, de Hannah Arendt, como forte agravante da problemática. De acordo com o levantamento filosófico, a sociedade tende a interiorizar entre si a prática do mal com o decorrer do tempo, de forma que ela se torna cada vez mais normalizada e, consequentemente, transmitida adiante. Assim, o fato é percebido também quando relacionado ao descaso com os animais, o qual enraiza esse crime desde a infância das pessoas, como através de simples canções infantis, por exemplo, "Atirei o pau no gato", que romantiza a violência física ao felino, até ser manifestada posteriormente nos atos indiligentes contra os bichos. Dessa forma, o problema torna-se presente em toda a vida do indivíduo, situação que deve ser combatida.
Ademais, o posicionamento eufemista do poder político, aliado, ainda, a maldade persistente, é outro propulsor a ser contido. A historiadora Lillia Schwatecz defende que a sociedade vive refém de uma política de eufemismos, isto é, representantes públicos que atribuem irrelevância às necessidades populares e aos seus deveres. Por consequência disso a fiscalização, as leis e os profissionais capacitados de garantir o cuidado aos animais não são devidamente associados a essa obrigação, já que é prejudicialmente vista, também, como amenizada, fator exemplificado na falta de locais para denúncia de criminosos e acolhimento de vítimas.
Portanto, o Ministério do Meio Ambiente – órgão responsabilizado capaz de agir em prol da segurança da fauna brasileira – deve, por meio de políticas públicas aprovadas no Congresso, desenvolver palestras e programas de incentivo ao cuidado dos animais, a fim de desenraizar as pessoas desse mal normalizado. Além disso, cabe a esse agente criar nos distritos do país centros de proteção a tais seres vulneráveis, com vistas em possibilitar a aplicação punitiva das leis e em garantir veterinários para a devida recuperação dos afetados por esses maus-tratos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.