A principio, é lícito destacar que existe a escassez em algumas escolas sobre à abordagem temática da diversidade racial, e isso contribui para a persistência do racismo no Brasil. Desse modo, de acordo com o líder político Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Nesse viés, os jovens precisam ser educados desde cedo para lidar com as diferenças éticas sem insinuações preconceituosas.
Ademais, vale postular que a população negra está inserida nos direitos igualdade propostos pela Constituição Federal, porém na realidade permanece a luta para conseguir condições igualitárias. Dessa forma, para o escritor August Cury, a discriminação demora horas para ser criada, mas séculos para ser destruída. À luz dessa perspectiva, é fundamental que as atitudes discriminatórias e desiguais sejam minimizadas e os declarados pardos ou pretos no país sejam melhores representados e valorizados.
Portanto, diante da problemática racista em questão, faz-se necessária a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros- exigir que as instituições de ensino abordem com maior intensidade temas relacionados ao racismo e respeito à diversidade racial, por meio de palestras e debates semestrais. Assim, a finalidade é fazer com que seja formada uma geração mais respeitosa capaz de lidar com as diferenças sem sentimentos de superioridade em oposição ao que ocorreu na época do Brasil Colonial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.