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Por Pxvesq
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#117385
A obra de 1939, "E o vento levou" é uma história de amor que acontece durante a Guerra Cívil nos Estados Unidos. Essa guerra ocorre porquê o Norte do país desejava dar liberdade aos escravos negros, enquanto o Sul gostaria de mantê-los encravos. No filme, os escravos são retratados como felizes e conformados com a escravidão, atribuído uma visão rascista sobre a longametragem. Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto histórico da obra, nota-se como o rascismo ainda é persistente na sociedade contêmporanea brasileira. Em suma, isso deve-se a preceitos antepassados e socialmente estabelecidos.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que ninguém nasce rascista, o rascismo é aprendido, as atitudes racistas são frequentemente perpetuadas por meio da educação familiar, do convívio social e dos valores culturais que são internalizados desde a infância. Quando crianças são expostas a discursos, comportamentos e ideologias racistas, é mais provável que absorvam essas visões de mundo e as reproduzam em suas interações sociais. Por exemplo, o personagem Jorge de Carrossel, a mãe do mesmo tinha ações racistas, e o filho praticava racismo com o colega de escola Cirilo. Sendo assim, A família pode desempenhar um papel significativo na formação das crenças e atitudes de uma pessoa, inclusive em relação ao racismo. Ele é aprendido e transmitido socialmente. Se uma família tem crenças e comportamentos racistas, é provável que as crianças sejam expostas a essas ideias desde cedo e sejam influenciadas por elas.
Ademais, outros fatores que contribuem para a persistência do racismo na sociedade contemporânea brasileira. O legado da escravidão, é um desses fatores significativos. O Brasil foi um dos países que mais recebeu escravos africanos durante o período colonial, e a abolição da escravatura em 1888 não foi seguida por políticas efetivas de inclusão social e econômica dos ex-escravizados. Como resultado, foram geradas profundas desigualdades sociais, econômicas e educacionais que persistem até hoje. O filme "Besouro", dirigido por João Daniel Tikhomiroff em 2009, retrata a história de um lendário capoeirista brasileiro no contexto pós-abolição da escravatura. A obra aborda as dificuldades e a marginalização enfrentadas pelos negros mesmo após o fim da escravidão, evidenciando como as desigualdades persistiram e como a discriminação racial continuou afetando suas vidas. Como consequência, as desigualdades sociais, econômicas e educacionais persistem até os dias de hoje. A população negra enfrenta dificuldades e discriminação em diferentes aspectos da vida, como acesso a educação de qualidade, oportunidades de emprego, moradia digna, saúde e representação política.
Portanto, é importante compreender que a persistência do racismo ocorre devido a uma construção social que é aprendida e transmitida ao longo dos anos. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, juntamente com as escolas, promover palestras para os alunos e suas famílias sobre o racismo e suas consequências, com o objetivo de instruir os cidadãos sobre o malefício da prática racista. É essencial promover a educação antirracista, que incentive o respeito, a igualdade e a valorização da diversidade. Isso implica desafiar e desconstruir preconceitos, reconhecer privilégios e promover a inclusão de pessoas negras em todos os espaços sociais, culturais, políticos e econômicos. Em conclusão, teríamos uma sociedade mais unida e menos preconceituosa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Felipe082
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#0
Oi, @Pxvesq! Não só considero a sua redação muito boa de acordo com os critérios do ENEM, como também achei uma leitura bastante agradável, falando de forma subjetiva. Seu jeito de escrever é original, e os seus repertórios são bem interessantes. Obrigado por compartilhar o texto!
Bom, vamos às competências.
C1 - 160. Encontrei poucos desvios. Não encontrei falhas na estrutura sintática.
C2 - 200. Parabéns! Adorei os seus repertórios - e não tenho dúvidas de que eles são produtivos.
C3 - 160. Muito bem! Poucos estudantes atingem 160 nessa competência!
Na introdução, senti que houve um salto temático um pouco brusco demais ao comparar o filme à realidade brasileira. Seria interessante desenvolver mais a contextualização. No final do segundo parágrafo de desenvolvimento, em vez de listar diversas dificuldades enfrentadas pela população negra, recomendo que você cite menos exemplos, mas desenvolva-os satisfatoriamente, ainda que de maneira breve. Por exemplo: primeira dificuldade + aposto explicativo + segunda dificuldade + aposto explicativo.
C4 - 160. Bom uso de mecanismos coesivos. Só tome cuidado com repetições próximas: "escravos", "família", "fatores" etc.
C5 - 160. Faltou um meio mais evidente à sua proposta. Para destacar esse elemento, sugiro expressões como "por meio de", "por intermédio de" e "mediante".

Total - 840
Muito boa nota! :)

Qualquer dúvida, estou à disposição.
0
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Por Felipe082
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#117413
Oi, @Pxvesq! Não só considero a sua redação muito boa de acordo com os critérios do ENEM, como também achei uma leitura bastante agradável, falando de forma subjetiva. Seu jeito de escrever é original, e os seus repertórios são bem interessantes. Obrigado por compartilhar o texto!
Bom, vamos às competências.
C1 - 160. Encontrei poucos desvios. Não encontrei falhas na estrutura sintática.
C2 - 200. Parabéns! Adorei os seus repertórios - e não tenho dúvidas de que eles são produtivos.
C3 - 160. Muito bem! Poucos estudantes atingem 160 nessa competência!
Na introdução, senti que houve um salto temático um pouco brusco demais ao comparar o filme à realidade brasileira. Seria interessante desenvolver mais a contextualização. No final do segundo parágrafo de desenvolvimento, em vez de listar diversas dificuldades enfrentadas pela população negra, recomendo que você cite menos exemplos, mas desenvolva-os satisfatoriamente, ainda que de maneira breve. Por exemplo: primeira dificuldade + aposto explicativo + segunda dificuldade + aposto explicativo.
C4 - 160. Bom uso de mecanismos coesivos. Só tome cuidado com repetições próximas: "escravos", "família", "fatores" etc.
C5 - 160. Faltou um meio mais evidente à sua proposta. Para destacar esse elemento, sugiro expressões como "por meio de", "por intermédio de" e "mediante".

Total - 840
Muito boa nota! :)

Qualquer dúvida, estou à disposição.
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Por Pxvesq
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#117429
Obrigadaaa :) [mention]Felipe082[/mention]
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