Em primeiro lugar, vale ressaltar que ninguém nasce rascista, o rascismo é aprendido, as atitudes racistas são frequentemente perpetuadas por meio da educação familiar, do convívio social e dos valores culturais que são internalizados desde a infância. Quando crianças são expostas a discursos, comportamentos e ideologias racistas, é mais provável que absorvam essas visões de mundo e as reproduzam em suas interações sociais. Por exemplo, o personagem Jorge de Carrossel, a mãe do mesmo tinha ações racistas, e o filho praticava racismo com o colega de escola Cirilo. Sendo assim, A família pode desempenhar um papel significativo na formação das crenças e atitudes de uma pessoa, inclusive em relação ao racismo. Ele é aprendido e transmitido socialmente. Se uma família tem crenças e comportamentos racistas, é provável que as crianças sejam expostas a essas ideias desde cedo e sejam influenciadas por elas.
Ademais, outros fatores que contribuem para a persistência do racismo na sociedade contemporânea brasileira. O legado da escravidão, é um desses fatores significativos. O Brasil foi um dos países que mais recebeu escravos africanos durante o período colonial, e a abolição da escravatura em 1888 não foi seguida por políticas efetivas de inclusão social e econômica dos ex-escravizados. Como resultado, foram geradas profundas desigualdades sociais, econômicas e educacionais que persistem até hoje. O filme "Besouro", dirigido por João Daniel Tikhomiroff em 2009, retrata a história de um lendário capoeirista brasileiro no contexto pós-abolição da escravatura. A obra aborda as dificuldades e a marginalização enfrentadas pelos negros mesmo após o fim da escravidão, evidenciando como as desigualdades persistiram e como a discriminação racial continuou afetando suas vidas. Como consequência, as desigualdades sociais, econômicas e educacionais persistem até os dias de hoje. A população negra enfrenta dificuldades e discriminação em diferentes aspectos da vida, como acesso a educação de qualidade, oportunidades de emprego, moradia digna, saúde e representação política.
Portanto, é importante compreender que a persistência do racismo ocorre devido a uma construção social que é aprendida e transmitida ao longo dos anos. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, juntamente com as escolas, promover palestras para os alunos e suas famílias sobre o racismo e suas consequências, com o objetivo de instruir os cidadãos sobre o malefício da prática racista. É essencial promover a educação antirracista, que incentive o respeito, a igualdade e a valorização da diversidade. Isso implica desafiar e desconstruir preconceitos, reconhecer privilégios e promover a inclusão de pessoas negras em todos os espaços sociais, culturais, políticos e econômicos. Em conclusão, teríamos uma sociedade mais unida e menos preconceituosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.