A partir disso, é necessário uma reflexão do passado para compreender as causas desses males. Até chegar ao fim da escravidão, muitas leis foram criadas para que o preto tivesse mais liberdade, visando que a classe alta era quem os reprendiam e repeliam os direitos desses grupos. Leis como a Eusébio de Queiroz, de 1850 e do Ventre Livre, de 1871, se tornaram exemplos de medidas incapazes de melhorar o cotidiano da população. Três séculos após, a mesma resistência ainda está presente na sociedade, porém disfarçada de outra forma.
Nesse contexto, as porcentagens expressam as diferentes formas como o racismo se manifesta na vida cotidiana. Uma pesquisa realizada pela CUT, Central Única dos Trabalhadores, em todos estados brasileiros, no ano de 2022, revelou que os pretos ganham 40,2% a menos do que os brancos por hora trabalhada. Esse dado, em um país onde 53% da população se autodeclara negra, se torna um perigo, pois verifica-se que metade da população brasileira, está sujeita a uma péssima remuneração por conta da cor de sua pele, o que afeta ainda mais os jovens pretos.
Sendo assim, todos devem se opor a esse pensamento, servindo para a sua extinção na sociedade. Para isso, o governo juntamente com a secretaria da educação, deverá promover palestras e cursos profissionalizantes para qualificação da mão de obra, políticas públicas para a igualdade racial, fiscalizar em locais de trabalhos casos de preconceito, visando diminuir as desigualdades. Além do mais, inserir nos meios acadêmicos desde a educação infantil, o estudo da cultura afro, seja em instituições públicas ou privadas, com isso as crianças/jovens evitaram a continuidade desse erro histórico, como disse Maurício Morais, só conseguimos mudar o futuro fazendo algo diferente no presente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada