Avatar do usuário
Por EduardaBeatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44852
Na época da colonização, entre os século XV e XIX, o Brasil enfrentou a presença de uma grande diversidade étnica e cultural com a presença de europeus, índios e afrodescendentes. Nisso, atualmente, esse cenário de divergência ainda faz-se presente na sociedade brasileiro o que cria ideologias de superioridade racial. Sendo assim, urge a análise do papel da educação para combater a persistência do racismo no Brasil.

A principio, é lícito destacar que existe a escassez em algumas escolas sobre à abordagem temática da diversidade racial, e isso contribui para a persistência do racismo no Brasil. Desse modo, de acordo com o líder político Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Nesse viés, os jovens precisam ser educados desde cedo para lidar com as diferenças éticas sem insinuações preconceituosas.

Ademais, vale postular que a população negra está inserida nos direitos igualdade propostos pela Constituição Federal, porém na realidade permanece a luta para conseguir condições igualitárias. Dessa forma, para o escritor August Cury, a discriminação demora horas para ser criada, mas séculos para ser destruída. À luz dessa perspectiva, é fundamental que as atitudes discriminatórias e desiguais sejam minimizadas e os declarados pardos ou pretos no país sejam melhores representados e valorizados.

Portanto, diante da problemática racista em questão, faz-se necessária a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros- exigir que as instituições de ensino abordem com maior intensidade temas relacionados ao racismo e respeito à diversidade racial, por meio de palestras e debates semestrais. Assim, a finalidade é fazer com que seja formada uma geração mais respeitosa capaz de lidar com as diferenças sem sentimentos de superioridade em oposição ao que ocorreu na época do Brasil Colonial.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45095
EduardaBeatriz escreveu:Vocês podem podem corrigir minha redação, por favor? @GlendaMorais @Ashiley
Claro!!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45098
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

Na época da colonização, entre os século XV e XIX, o Brasil enfrentou a presença de uma grande diversidade étnica e cultural com a presença de europeus, índios e afrodescendentes. Nisso, atualmente, esse cenário de divergência ainda faz-se presente na sociedade brasileiro o que cria ideologias de superioridade racial. Sendo assim, urge a análise do papel da educação para combater a persistência do racismo no Brasil.( Nessa introdução você contextualizou, apresentou o tema, mas a tese não está clara. É necessário haver uma exposição do que você vai argumentar!)

A principio, é lícito destacar que existe a escassez em algumas escolas sobre à abordagem temática da diversidade racial, e isso contribui para a persistência do racismo no Brasil. Desse modo, de acordo com o líder político Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Nesse viés, os jovens precisam ser educados desde cedo para lidar com as diferenças éticas sem insinuações preconceituosas.( Nesse desenvolvimento noto seus dados comprovativos para validar sua argumentação, ma snão vejo a argumentação. É necessário haver uma abordagem do tema no parágrafo!)

Ademais, vale postular que a população negra está inserida nos direitos igualdade propostos pela Constituição Federal, porém na realidade permanece a luta para conseguir condições igualitárias. Dessa forma, para o escritor August Cury, a discriminação demora horas para ser criada, mas séculos para ser destruída. À luz dessa perspectiva, é fundamental que as atitudes discriminatórias e desiguais sejam minimizadas e os declarados pardos ou pretos no país sejam melhores representados e valorizados.( Nesse desenvolvimento digo o mesmo que o D1. Faltou o argumento!)

Portanto, diante da problemática racista em questão, faz-se necessária a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação( Agente) - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros-( Detalhamento) exigir que as instituições de ensino abordem com maior intensidade temas relacionados ao racismo e respeito à diversidade racial( Ação), por meio de palestras e debates semestrais.( Meio) Assim, a finalidade é fazer com que seja formada uma geração mais respeitosa capaz de lidar com as diferenças sem sentimentos de superioridade em oposição ao que ocorreu na época do Brasil Colonial.( Finalidade)( Conclusão completa!! Parabéns.)

Sua redação é boa, mas carece de apsectos relevantes. Recomendo que estude principalmente argumentação e tese!
No mais, é só!
Desculpa a demora**** :D

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45100
Sua nota ficou 860!
Espero ter ajudado!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Avatar do usuário
Por EduardaBeatriz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45263
Muito obrigada pela sua correção @GlendaMorais, você tem me ajudado bastante nesse processo de aprendizado.
0
Avatar do usuário
Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45303
EduardaBeatriz escreveu:Muito obrigada pela sua correção @GlendaMorais, você tem me ajudado bastante nesse processo de aprendizado.
:D :D

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
99 Exibições
por CasNovak
A persistência do racismo na sociedade Brasileira
por Bec    - In: Outros temas
0 Respostas 
84 Exibições
por Bec
0 Respostas 
40 Exibições
por 1Amanda5
Persistência do racismo no Brasil
por narkystdy123    - In: Outros temas
0 Respostas 
82 Exibições
por narkystdy123
0 Respostas 
56 Exibições
por Ma3107
1 Respostas 
132 Exibições
por Felipe082
4 Respostas 
275 Exibições
por Felipe082
A persistência do racismo no Brasil
por RenataAlana    - In: Outros temas
0 Respostas 
78 Exibições
por RenataAlana
1 Respostas 
97 Exibições
por JOAO155
A persistência do racismo no Brasil
por EduanAxton    - In: Outros temas
0 Respostas 
73 Exibições
por EduanAxton

Tem-se visto que está tendo um aumento muit[…]

A mulher sendo maior parte da populaç&atild[…]

lais458 Felpz DaviHudson claraa1234 Henry[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM