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Por murielly
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#117372
Atualmente, vivemos em um Brasil racista, onde menosprezam os negros por terem pele mais escura. Esse fato começou desde épocas passadas onde determinavam que os negros tinham que ser escravo e lutar pela sua liberdade, eles não tinham direito de escolha, eram apenas usados por homens brancos.
Diante disso, a luta pelos seus direitos começaram, foi criado leis que devem combater esse crime. No século que vivemos, ainda há uma grande indiferença contrra pessoas negras, mas eles não param de lutar para conseguir direitos iguais. É grande o número de pessoas que sofrem ou ja sofreram algum tipo de racismo por causa de sua cor e lutam pra que isso acabe.
Foi criado o dia da consciência negra, dia para mostrar a luta dos negros até hoje e mostrar suas forças diante de tais situações. Os negros são guerreiros que lutam para conseguir um emprego justo e conseguir oportunidades para seus filhos, em várias escolas brasileiras não aceitam crianças ou jovens negros, mas foi criado cotas raciais onde os negros conseguirão com mais facilidades ingressar em uma universidade e ter uma boa formação.
No entanto, deve-se ir em busca de justiça e de direitos justos, a cor da pele não define caráter, há leis que protegem e que conbatem tal crime.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por Felipe082
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#117393
Oi, @murielly!

A sua competência mais forte é a 1, pois seu texto contém poucos desvios. Meus parabéns!
As demais competências podem ser trabalhadas. Uma redação modelo ENEM deve conter quatro parágrafos. No parágrafo de introdução, você apresenta o tema e a sua tese, que é o seu ponto de vista sobre o tema. No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você defende o primeiro argumento que sustenta o seu ponto de vista. No segundo parágrafo de desenvolvimento, você defende o segundo argumento que sustenta o seu ponto de vista. No parágrafo de conclusão, você apresenta uma proposta de intervenção que contenha uma ação (o que vai ser feito), um agente (quem vai fazer), um meio (como vai ser feito), um efeito (para que vai ser feito) e um detalhamento (informação adicional sobre um dos elementos). A sua solução contém uma ação, mas faltaram o agente, o meio, o efeito e o detalhamento. O agente pode ser, por exemplo, o governo, as escolas, a mídia o Ministério da Educação, o Ministério dos Direitos Humanos, entre outros, dependendo do tema. Para destacar o meio, use expressões como "por meio de", "por intermédio de" e "mediante". Para o efeito, prefira "a fim de", "com o objetivo de" e "com o intuito de". Os detalhamentos mais fáceis são o do agente, em que se descreve brevemente a função do agente, e o do efeito, em que se apresenta um segundo efeito que acontecerá como consequência do primeiro.
Além disso, procure trazer um repertório sociocultural produtivo que não esteja nos textos motivadores, a fim de assegurar a nota máxima na competência 2, e usar mais conectivos entre os parágrafos e dentro deles, de modo a aumentar a nota da competência 4.

Continue praticando que o resultado vem ;)
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