Logo, a criação de estereótipos como "ladrões", "bandidos" ou té mesmo sendo consideradas pessoas de má índole que não podemos confiar fortalece de maneira significativa a dispersão e a prevalência do racismo em nossa sociedade, onde por meio desses comentários ofensivos a violência moral e principalmente física veem se tornando algo "normal" com o surgimento de sutis explicações que sempre se resumem á "balas perdidas" ou no inibição do ocorrido.
Dessa forma, a exclusão social que a população negra sofre é decorrente desde a era colonial, visto que mesmo com a abolição da escravidão ocorrida em 1888, esses indivíduos ficaram sem amparo social, sendo excluídos das grandes cidades da época, se refugiando a regiões mais afastadas como morros e assim formando as periferias, sendo sujeitos a acidentes catastróficos, sem saneamento básico e sem acesso a tecnologia, dessa maneira tornando-se excluída da sociedade sem apoio governamental.
Portanto, é dever do Ministério da Educação investir em tais matérias escolares como história e arte, a fim de esclarecer de maneira coesa a formação e a importância desses grupos para criação do nosso país e de nossa cultura, onde o Governo Federal por meio de projetos anti-racistas, consolidaria a abertura de novas chances sociais a essa parte da população, aumentando assim a expectativa de vida dessas pessoas tão necessárias para entender a nossa cultura brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.