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Por Kaufarias
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"Desde o início por ouro e prata, olha quem morre, então veja você quem mata, recebe o mérito a farda que pratica o mal, me ver pobre, preso ou morto já é cultural"-Neste trecho retirado da música "Negro dama" do grupo musical Racionais MC's, retrata nitidamente a desigualdade racial enraizada em nossa sociedade brasileira, onde a exclusão de pessoas negras se mostra persistente ao longo dos anos, fortalecendo estereótipos maldosos criados desde a época colonial sobre essa parte da população brasileira.
Logo, a criação de estereótipos como "ladrões", "bandidos" ou té mesmo sendo consideradas pessoas de má índole que não podemos confiar fortalece de maneira significativa a dispersão e a prevalência do racismo em nossa sociedade, onde por meio desses comentários ofensivos a violência moral e principalmente física veem se tornando algo "normal" com o surgimento de sutis explicações que sempre se resumem á "balas perdidas" ou no inibição do ocorrido.
Dessa forma, a exclusão social que a população negra sofre é decorrente desde a era colonial, visto que mesmo com a abolição da escravidão ocorrida em 1888, esses indivíduos ficaram sem amparo social, sendo excluídos das grandes cidades da época, se refugiando a regiões mais afastadas como morros e assim formando as periferias, sendo sujeitos a acidentes catastróficos, sem saneamento básico e sem acesso a tecnologia, dessa maneira tornando-se excluída da sociedade sem apoio governamental.
Portanto, é dever do Ministério da Educação investir em tais matérias escolares como história e arte, a fim de esclarecer de maneira coesa a formação e a importância desses grupos para criação do nosso país e de nossa cultura, onde o Governo Federal por meio de projetos anti-racistas, consolidaria a abertura de novas chances sociais a essa parte da população, aumentando assim a expectativa de vida dessas pessoas tão necessárias para entender a nossa cultura brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por JOAO155
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#119572
Kaufarias escreveu:"Desde o início por ouro e prata, olha quem morre, então veja você quem mata, recebe o mérito a farda que pratica o mal, me ver pobre, preso ou morto já é cultural"-Neste trecho retirado da música "Negro dama" do grupo musical Racionais MC's, retrata nitidamente a desigualdade racial enraizada em nossa sociedade brasileira, onde a exclusão de pessoas negras se mostra persistente ao longo dos anos, fortalecendo estereótipos maldosos criados desde a época colonial sobre essa parte da população brasileira.
Logo, a criação de estereótipos como "ladrões", "bandidos" ou té mesmo sendo consideradas pessoas de má índole que não podemos confiar fortalece de maneira significativa a dispersão e a prevalência do racismo em nossa sociedade, onde por meio desses comentários ofensivos a violência moral e principalmente física veem se tornando algo "normal" com o surgimento de sutis explicações que sempre se resumem á "balas perdidas" ou no inibição do ocorrido.
Dessa forma, a exclusão social que a população negra sofre é decorrente desde a era colonial, visto que mesmo com a abolição da escravidão ocorrida em 1888, esses indivíduos ficaram sem amparo social, sendo excluídos das grandes cidades da época, se refugiando a regiões mais afastadas como morros e assim formando as periferias, sendo sujeitos a acidentes catastróficos, sem saneamento básico e sem acesso a tecnologia, dessa maneira tornando-se excluída da sociedade sem apoio governamental.
Portanto, é dever do Ministério da Educação investir em tais matérias escolares como história e arte, a fim de esclarecer de maneira coesa a formação e a importância desses grupos para criação do nosso país e de nossa cultura, onde o Governo Federal por meio de projetos anti-racistas, consolidaria a abertura de novas chances sociais a essa parte da população, aumentando assim a expectativa de vida dessas pessoas tão necessárias para entender a nossa cultura brasileira.
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