Com esse pensamento em mente, pode-se afirmar que a representatividade desempenha um papel fundamental no fortalecimento da democracia e reforça a necessidade de elaboração de políticas públicas inclusivas. Ela é uma forma de defesa contra a exclusão e descriminalização, fortalece a confiança nas instituições democráticas, além de aumentar a legitimidade destas instituições. A representatividade incentiva a participação dos cidadãos de forma ativa, permite a inclusão de diferentes perspectivas na tomada de decisões e, consequentemente, força a democracia a se adaptar a mudanças sociais. Todos esses fatores demonstram a importância da representatividade na construção de uma sociedade mais democrática e plural.
Recentemente, uma reportagem contou a história de uma garotinha de 3 anos que, assistindo à animação "Encanto" da Disney, se identifica com a aparência da personagem Mirabel – uma personagem que tem cabelos cacheados, o mesmo tom de pele e, assim como a garota, usa óculos. Esse é um dos exemplos do poder que a representatividade possui. Muitas meninas não se sentem representadas por princesas que sempre seguem o padrão de serem brancas e loiras.
Desse modo, a sociedade precisa não apenas de personagens, mas de figuras que representam as minorias como um todo, independente de cor, etnia, religião, posicionamento, deficiência, entre outros fatores. Isso se faz essencial na construção de uma nação que se importa com todos os seus cidadãos, respeita a democracia e pensa em políticas públicas para todos os públicos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.