Em primeira análise, a educação financeira evita o consumismo. Nesse ínterim, o jogo "Meu dinheiro, meu negócio" tem como objetivo juntar dinheiro através de trabalhos e decisões de gastos para alcançar determinado valor final. Dessa maneira, o "game" ensina, de forma divertida, a realidade em suas causas e consequências, estas que estão frequentemente presentes nos jovens na forma de compras desnecessárias ou exageradas de um produto em prol de "modinhas", ao invés de investimentos duradouros e válidos para crescimento pessoal. Ainda mais, influenciadores digitais trazem, muitas das vezes, más sugestões aos seus seguidores que resultam em dívidas prolongadas.
Outrossim, os mais jovens são tendenciosos às dívidas. Contrária a essa realidade, o site do banco "Caixa" disponibiliza, gratuitamente, aulas sobre educação financeira, dicas e termos comuns da área. Porém, a ausência de conhecimento do curso e a aplicação deste mesmo dificulta a obtenção de boas práticas aos adolescentes pois o mercado capitalista traça diversas técnicas de marketing que, à primeira vista, parecem vantajosas, como as promoções "leve x, pague y". Resulta-se, desse modo, um gasto acima do original levando a ultrapassar o limite do cartão e/ou empréstimos.
Logo, a educação financeira deve ser prioridade entre jovens. Sendo assim, é função do Ministério da Economia através das mídias sociais (local frequente para boa parte desse grupo) em criar e incentivar vídeos com linguagem acessível e fácil em parceria aos "influencers" com a finalidade de ensinar sobre a economia diária desde a base até tópicos mais complexos usando infográficos, resumos, dinâmicas e músicas para assim, haver uma maior sensibilidade e experiência entre esta parcela do povo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada