Primordialmente, é válido ressaltar a influência histórica como um dos fatores que dificultam a efetivação de políticas públicas de saúde que combatam a pobreza menstrual no país. Isso ocorre, porque, ao decorrer dos períodos da história humana, as mulheres, por não serem reconhecidas como detetoras de direitos, como na cidade de Atenas, na Grécia Antiga, tinham suas necessidades negligenciadas. Dessa forma, construiu-se uma sociedade, por exemplo, brasileira, baseada no patriarcal, em que o homem domina a esfera social e possui seus interesses contemplados, enquanto a figura feminina, mesmo que não igualmente aos outros tempos históricos, possui recursos básicos, como o acesso a produtos de higiene menstrual, recusados, sendo esse cenário intensificado ainda mais pela construção de tabus a cerca do tema, haja vista que isto impossibilita a visibilidade do assunto e, por conseguinte, dificulta a cobrança da população, sobretudo mulheres que não possuem acesso efetivo a informação, de medidas, por parte do Governo, que combatam essa problemática no corpo social brasileiro.
Por conseguinte, muitas pessoas do sexo feminino encontram-se desamparadas no quesito de higiene pessoal o que impacta, exemplificadamente, na sua vida social. Isso se dá, porque, devido à invisibilidade feminina e, consequentemente, dos seus direitos, as mulheres, sobretudo as carentes economicamente, tornam-se invisíveis perante as figuras públicas e dependentes de projetos sociais que doem produtos durante seu ciclo menstrual. Todavia, infelizmente,nem todas conseguem serem contempladas por essas ações e, desse modo, possuem seu cotidiano e ,por vezes, sua saúde, afetada, haja vista os casos de meninas que faltam nas escolas, devido á escassez de recursos durante seu período menstrual, tal como absorventes, o que evidencia que a escassez de políticas públicas por parte do Estado, além de romper com o direito à saúde rompe, também, com outros aspectos importantes na vida desses indivíduos, como a educação.
Destarte, cabe ao Governo Federal - importante entidade para a garantia do bem-estar social-, por meio do Ministério da Saúde, além de promover campanhas para a propagação de informações sobre o assunto menstrual, disponibilizar produtos de higiene, por exemplo, em postos de saúde, a fim de proporcionar um melhor conforto no período menstrual, principalmente de jovens e mulheres em situações de vulnerabilidade, combatendo a pobreza menstrual. Assim, será possível erradicar essa banalidade da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.