Em primeiro lugar, é importante destacar os fatores que contribuem para este mal. Uma delas é o crescimento econômico, que não é suficiente para acabar com a pobreza no Brasil. Isso se deve na maioria às concentrações de renda que perpetuam a desigualdade social, que muitas vezes leva à extrema fome e pobreza. Ademais, devemos destacar a instabilidade política, o mau gerenciamento dos recursos públicos e as estruturas fundiárias injustas que negam aos trabalhadores o acesso aos meios de produção e concentram à terra nas mãos de poucos.
Além disso, as tentativas de enfrentar a fome e a pobreza devem ser colocadas como urgência pelo sistema político. Essa análise aponta que os sistemas governamentais devem tomar uma solução, com um amplo processo de redistribuição para a sociedade, o que não ocorre atualmente. Ao contrário, a experiência internacional demonstra com dados que esse problema social deve ser planejado com solução, ou seja, criações de programas sociais para essas famílias, para amenizar essa problemática. Desse modo, o sistema político de combate à fome e à pobreza não devem se limitar à solução e a separação artificial entre as esferas econômica e social deve ser quebrada.
Portanto, as políticas que promovem a segurança alimentar devem ser vistas como parte de um projeto alternativo de desenvolvimento, cujo eixo central é promover maior inclusão social. Assim sendo, o governo deve repensar projetos sociais no curto prazo, reformar antigas iniciativas, como Bolsa Família e Fome Zero, e também no longo período, é necessário pensar em outras formas de destruição de renda. Quanto à sociedade, cabe solidariedade, principalmente por meio de campanhas de doações e cooperação com a mídia e com várias ONGs pelo país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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