Avatar do usuário
Por AnaBia890
Quantidade de postagens
#127512
De acordo com o dicionário, a palavra "representatividade" refere-se aos interesses de um grupo mediante a figura de alguém que o represente. Embora muitas vezes associada à política, a representatividade não se restringe apenas a esse contexto. Ela também está presente nas mídias, nos jornais, nos espaços públicos, na cultura, na literatura, etc. Sua ausência pode causar um grande desequilíbrio no poder, uma vez que as pessoas, ao não se sentirem representadas, perdem o sentimento de pertencimento. Caminhando junto à representatividade está a democracia, que trata da igualdade, pluralismo e participação cidadã para uma sociedade mais diversa e participativa.
Com esse pensamento em mente, pode-se afirmar que a representatividade desempenha um papel fundamental no fortalecimento da democracia e reforça a necessidade de elaboração de políticas públicas inclusivas. Ela é uma forma de defesa contra a exclusão e descriminalização, fortalece a confiança nas instituições democráticas, além de aumentar a legitimidade destas instituições. A representatividade incentiva a participação dos cidadãos de forma ativa, permite a inclusão de diferentes perspectivas na tomada de decisões e, consequentemente, força a democracia a se adaptar a mudanças sociais. Todos esses fatores demonstram a importância da representatividade na construção de uma sociedade mais democrática e plural.
Recentemente, uma reportagem contou a história de uma garotinha de 3 anos que, assistindo à animação "Encanto" da Disney, se identifica com a aparência da personagem Mirabel – uma personagem que tem cabelos cacheados, o mesmo tom de pele e, assim como a garota, usa óculos. Esse é um dos exemplos do poder que a representatividade possui. Muitas meninas não se sentem representadas por princesas que sempre seguem o padrão de serem brancas e loiras.
Desse modo, a sociedade precisa não apenas de personagens, mas de figuras que representam as minorias como um todo, independente de cor, etnia, religião, posicionamento, deficiência, entre outros fatores. Isso se faz essencial na construção de uma nação que se importa com todos os seus cidadãos, respeita a democracia e pensa em políticas públicas para todos os públicos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por yagorodoli
Quantidade de postagens
#127529
O texto não possui uma proposta de intervenção elaborada e isso é extremamente aceitável e ok, visto que não é uma redação para ENEM, mas sim para concurso.
Deste modo, vou avaliar de acordo com as competências do CNU. Logo considere o feedback para esses pontos:
C1
Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
C2
Adequação aos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
C3
Aplicar, apropriadamente, mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto).
C4
Selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto.
C5
Domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

Visto isso, vamos lá:

Tirei pontos na competência 1, pois o terceiro parágrafo inteiro não tem uma relação direta com a elaboração de políticas públicas. Lembre-se que o tema trata da importância da representatividade para a elaboração de políticas, então a representatividade do filme deveria ser um suporte argumentativo para isso, porém não houve uma relação.

Também tirei pontos na competência 3, pois há muitas palavras repetitivas num mesmo parágrafo. você citou 3 vezes "representatividade" no parágrafo 1 e 2. Assim como, também citou "todos" e suas variações 3 vezes no último parágrafo.

Por fim, também foi tirado pontos na competência 4 por conta do paragráfo da Mirabel não contribuir diretamente para a elaboração de políticas públicas
1
Avatar do usuário
Por AnaBia890
Quantidade de postagens
#127653
@yagorodoli, Obrigada pelas considerações, vou anotar tudo para melhorar nas próximas ;)
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
169 Exibições
por Ce3cilia
0 Respostas 
67 Exibições
por lalua
0 Respostas 
167 Exibições
por andreyhxz
0 Respostas 
277 Exibições
por Geiza
2 Respostas 
285 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
74 Exibições
por NATANSSOUZA
4 Respostas 
624 Exibições
por JOAO155
2 Respostas 
171 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
1210 Exibições
por Dani128
0 Respostas 
117 Exibições
por Rafahahah

John lock , filósofo inglés destaca-[…]

O artigo 6 da constituição federal d[…]

O autismo é um transtorno do desenvolviment[…]

A lei nº 12.965, conhecida como marco civil d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM