Segundo o escritor pré-modernista Lima Barreto, ”O Brasil não tem povo, tem público” e de fato, boa parte da população brasileira só observa o que acontece no país sem participação ativa para tentar mitigar os problemas raciais. Nesse contexto, cabe expor também a falta de ajustes nas políticas já existentes, assim, sendo muito difícil combater o racismo, quando no Brasil, existe uma carência muito grande de equidade nas ações estatais. Além disso, é possível citar o não incentivo da inserção dos pretos à sociedade pelo próprio corpo social, que sim, é resultado dos anos e anos de escravidão no Brasil, desenvolvido pelo racismo, não foi por acaso que o país foi o último da América a abolir o uso da mão de obra escrava.
Em segundo plano é pertinente expor que os pretos, mesmo representando a maior parte da sociedade brasileira, ocupam um décimo das cadeiras no parlamento nacional e esse dado cresce ainda mais quando se fala de eleições majoritárias. Essa desigualdade é muito prejudicial às pessoas pretas, já que uma vez que na política tenha governantes afro-brasileiros, mais chance de fortalecimento vai ter os seus direitos e interesses, assim também, dando voz para aqueles à margem da sociedade. Essa problemática vem acontecendo pois os candidatos pretos possuem menos acesso a partidos grandes e fortes no Brasil, não têm recursos direito e muito menos tempo de televisão, sendo então pouco conhecidos.
Diante dos fatos abordados é possível inferir que é dever do Ministério da Igualdade Racial realizar políticas de reparações históricas, promovendo equidade nas políticas públicas e igualdade de oportunidades por meio de ações afirmativas, visando minimizar a deficiência de políticas que incluam pretos à sociedade. Outrossim é o fato de que outros partidos ou pessoas físicas podem doar recursos para a candidatura de pretos que querem exigir seus direitos, a fim de promover a igualdade e a equidade racial na política e socialmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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