Acima de tudo, é importante ressaltar a falta de infraestrutura que os colégios públicos, fazendo com que os estudantes abandonem as escolas por falta de professor, greve, ou até mesmo a falta de alimentos. A partir dessa análise, o impasse pode ser percebido também no momento em que muitos presentes precisam ajudar os pais e pela falta de infraestrutura acabam saindo a procura de um emprego. Sendo assim, confirma-se que esses desafios na garantia desses direitos é um fator social negativo, levando a impactos, lamentavelmente, questionáveis, como a saída de jovens das escolas em busca de trabalho.
Outrossim, é cabível discutir também acerca do aumento da desigualdade que a pandemia acabou causando, visto que é uma das bases dos direitos e da liberdade e igualdade. Semelhante a essa conjura, é aceitável dizer que com o aumento da desigualdade a um aumento na demanda de pessoas a procura de emprego, principalmente os jovens, visto que o IBGE mostra que 40% dos jovens entre 15 e 29 anos abandonaram os estudos para começar a vida no mercado de trabalho. Logo, a pauta, apresenta outras dificuldades ligadas a ela, por exemplo, a baixa escolaridade, que não pode mais acontecer no século XXI.
Portanto, ao constatar que a falta de infraestrutura e o aumento da desigualdade social contribuem com a evasão escolar no Brasil, faz-se necessário intervir. Para tal, o Governo com o Ministério da educação e o Estatuto da criança e do adolescente, devem promover a melhoria nas escolas e conscientizar os jovens a estudar, por meio de obras escolares, palestras mostrando a importância dos estudos e tornando a escola um lugar seguro e de aprendizagem, trazendo esses jovens de volta as salas de aula, garantindo um futuro com menos desigualdade. Assim no futuro, as dificuldades discutidas não permanecerão tão acentuadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.