A priori, vale ressaltar que, os estudantes que sofrem com o Transtorno de Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) necessitam de atenção e ensino especial. A psicóloga Margareth Silva recomenda que distratores sejam evitados, ou seja, os professores devem evitar que os alunos com TDAH sentem-se perto de portas e/ou colegas que possam causar sua distração. Desse modo, é notória a dificuldade dos educadores em manter o aluno centrado em sua aula, sem uma devida metodologia de ensino para que o aluno se organize.
Entretanto, é de se observar que no Brasil muitas instituições de ensino não possuem o conhecimento, nem mesmo a estrutura necessária para que os estudantes com transtornos neurológicos possam ser incluídos da devida forma no ensino. Dessa forma, crianças e adolescentes com dificuldades precisam de acompanhamento individual e estratégias diversificadas, porém, não são todos os professores que possuem essa capacidade. Sendo assim, fica claro a falta de preparação por parte do Ministério da Educação a par desse assunto.
Em suma, para que os alunos com transtornos neurológicos não sejam prejudicados, o Poder Executivo, em especial o Ministério da Educação deve tomar providências. Tais como, criar projetos os quais ensinem os professores a ministrar esses alunos, além disso, fazer atividades com a finalidade de incentivar a inclusão dos mesmos. Desse modo, a taxa de estudantes com transtornos psicológicos que tem baixo rendimento acadêmico pode diminuir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada