Em primeira análise, é deve-se ressaltar a inércia estatual como um dos propulsores desta problemática. Nesse contexto, o filósofo Thomas Hobbes acreditava que o Estado surge para garantir, através das leis, direitos básicos à população como a segurança e o bem-estar. Todavia, percebe-se que na atualidade este preceito não é difundido por completo, assim, gerando por consequência, um drástico índice de violência nas escolas do país. Logo conclui-se que as autoridades públicas devem promover atos para reverter essa condição.
Ademais, é pertinente postular como a descriminação difundida pela sociedade dificulta a solução dessa adversidade. Segundo o site Gazeta do Povo, cerca de 99,3% das pessoas dentre elas alunos e professores demostram algum tipo de intolerância étnico-racial, socioeconômico ou em relação a orientação sexual. Tendo em vista esse cenário, fica evidente que tal ato provoca diversos males psicológicos, a exemplo da depressão e ansiedade, e consequentemente levando ao abuso físico ou emocional. Logo, faz-se imprescindível a resolução dessa conjuntura.
Portanto, cabe o Ministério da Justiça e Segurança Pública — órgão responsável pela segurança pública do país , junto com o Ministério da Educação, deve promover por meio de seus canais midiáticos, campanhas de conscientização acerca da violência nas instituições escolares da nação, afim de extinguir o problema da violência nas escolas brasileiras do país verde-amarelo. Assim, possibilita a construção de uma sociedade permeada pela concretização dos conhecidos impostos pela Declaração dos Direitos Humanos e também validando as ideologia em que Hobbes acreditava.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.