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Por ysah
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" Encare as crianças com mais seriedade, pois na escola é onde formamos nossa personalidade". O trecho, da canção " Estudo Errado " - pertencente ao cantor Gabriel Pensador -, permite entender que o ambiente de ensino é a solução para obtenção da socialização. Ao olhar o enredo da música, referente à questão do combate à violência nas escolas, apesar de haver um estatuto - o qual promova eficientemente o bem-estar infato-juvenil -, pode-se notar, infelizmente, que o rompimento no processo de ensino é advindo da ausência de propostas direcionadas à segurança do corpo estudantil, uma vez que parte da violência exposta nas ruas é refletida alarmantemente nesses locais. Dessa forma, é muito importante analisar as principais causas e consequências acerca dessa lamentável situação e que degradam o tecido discente e doscente.
Diante desse triste enredo, é fundamental dizer que não só o discurso armamentista - fomentado pelas grandes potências econômicas -, mas também a influência midiática - apresentadora de conteúdos extremistas -, lastimavelmente, proporcionam uma devastadora realidade de alienação. De forma análoga, no contexto do século XXI, sobretudo, em um ambiente de vivência da violência dentro das escolas, ao fragilizar irresponsavelmente o corpo de ensino com tais dilemas desgastantes, o documentário " Dilema das Redes" - exibido pela Netflix - expõe o cenário alienador das mídias sobre esses cidadãos e, consequentemente, o comportamento violento das crianças e dos jovens quando submetidos a esses aplicativos vulnerabilizadores. Nesse sentido, denota-se que essa inaceitável circunstância, nos ambientes de ensino, e as tentativas de enfrentamento são diminuídas quando a manipulação está contida no cotidiano social.
Além disso, há a questão dos transtornos psiquícos, assim como as expressões extremas contra o corpo doscente, como resultados desse odioso desafio, que, lamentavelmente, impedem constantemente o efetivo enfrentamento dessa problemática. Similarmente, a partir do século XVIII, principalmente, em um período de grandes construções tecnológicas, ao submeter negativamente todo âmbito social a frequentes circunstâncias de exploração, a maior consequência da Revolução Industrial é o aprimoramento de tal ferramenta - que promove tanto o vício, quanto contextos de extremismos nas escolas -, haja vista a ausência de observação comportamental pelos pais. Desse modo, nota-se que a inadmissível aprimoração técnica, em países autodeclarados desenvolvidos, colabora para um ambiente de violência escolar, já que a exposição a tais aplicativos gera essa realidade.
Dessa maneira, é notório que o combate à violência nas escolas nacionais ainda encontra desafios problemáticos. Nessa perspectiva, é urgente a adoção de uma medida eficiente para apaziguar esse enredo dicotômico. As instituições públicas, como prefeituras - responsáveis pelo fornecimento de bem-estar aos cidadãos -, portanto, devem elaborar um plano diretor para obtenção de medidas protecionistas, por meio de investimentos público-privados, com o intuito de que o âmbito escolar possa ter segurança. Assim, o que é colocado na música " Estudo Errado " poderá ser verdadeiramente cenário brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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